CEO da Bitwise diz que ETF Bitcoin chegará em breve e preocupações da SEC foram em grande parte resolvidas
O CEO da Bitwise Asset Management diz que ainda está otimista sobre as perspectivas dos reguladores dos Estados Unidos aprovarem um fundo negociado em bolsa Bitcoin.
O CEO do provedor de fundos de índice de cripto Bitwise Asset Management diz que ainda é positivo sobre a perspectiva dos reguladores dos Estados Unidos aprovarem um fundo negociado em bolsa (ETF) cripto.
O CEO Hunter Horsley fez seus comentários durante uma entrevista em conjunto com o chefe global de pesquisa da Bitwise, Matt Hougan, para a Bloomberg UK em 15 de agosto.
Aparente interminável adiamento
Conforme relatado, a Bitwise apresentou seu último pedido de ETF à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos em janeiro deste ano.
Esta semana, o regulador adiou sua decisão sobre a proposta – juntamente com duas outras propostas de um ETF cripto – com o prazo para a decisão atualmente marcada para 13 de outubro.
Não obstante esses desenvolvimentos, Horsley permaneceu positivo, observando que a SEC tem sido relativamente aberta sobre as razões por trás de seu atraso e articulou a natureza de suas preocupações.
Mesmo que o Bitwise tenha feito várias rodadas de diferentes aplicativos do ETF, ele notou que houve um enorme progresso nos últimos doze meses.
A perspectiva de Horsley foi repetida por Hougan, que fez um balanço dos recentes desenvolvimentos significativos no setor de cripto, como a entrada da empresa de trading Susquehanna, a melhoria da arbitragem e os novos spreads.
Ele também observou que os custodiantes cripto agora têm acesso a extensas apólices de seguro da Llyods de Londres e que o mercado está amadurecendo de forma mais ampla. Uma grande parte das preocupações da SEC foi assim resolvida, afirmou.
Abrindo a cripto para um enorme segmento da riqueza dos EUA
Embora já existam vários veículos de investimento cripto ETF e similares na Europa, a maior parte da expectativa global depende dos produtos verdes dos EUA. Hougan ponderou sobre o que ele acredita ser o provável impacto da aprovação:
“Um aspecto fundamental para um ETF de Bitcoin nos EUA é que ele desbloqueia o mercado de consultores financeiros. Até agora, a criptografia tem se concentrado principalmente em investidores […] de varejo ou investidores institucionais […] Metade do dinheiro nos EUA é gerenciado por consultores financeiros, e agora é muito difícil para eles acessar esse mercado.”
Hougan comparou esta abertura prospectiva de grandes áreas novas de riqueza à introdução de ETFs para ouro e bancos privados.
Com a SEC continuando a atrasar várias propostas do ETF, muitos na comunidade aguardam o seu lançamento como um “santo graal” potencial que anunciaria a adoção generalizada de criptomoedas como um instrumento de investimento regulado e passivo.
O próprio aplicativo da Bitwise junto à SEC propõe um ETF de cripto rastreando o Bitwise HOLD 10 Private Index Fund, uma cesta de dez criptomoedas.