Bittrex vai excluir Bitcoin Gold até meados de setembro, após roubo de US $ 18 milhões do BTG em maio
Uma casa de câmbio, Bittrex, retirará o Bitcoin Gold (BTG), um hardfork do Bitcoin (BTC), até 14 de setembro, após um hack de US $ 18 milhões da rede do BTG em maio, informou o site The Next Web em 3 de setembro.
Fundado em 2007, o Bitcoin Gold, que é uma criptomoeda resultado de hard fork, sofreu um ataque de hack de “despesas duplas”, que supostamente permitiu que os sequestradores desconhecidos assumissem o controle de mais de 51% do preço do hashrate do BTG. O ataque, que alegadamente começou em 18 de maio de 2018, conseguiu acumular mais de US $ 18 milhões em Bitcoin Gold de várias casas de câmbio, incluindo a Bittrex.
Após o hack, a equipe do Bitcoin Gold explicou que o atacante estava implantando a combinação de um ataque de 51% e de gastos duplicados para fraudar casas de câmbio de criptomoedas. Eles observaram que o hacker estava alvejando as casas de câmbio, já que elas “aceitam grandes depósitos automaticamente, permitem que o usuário troque rapidamente para outra moeda e, em seguida, fazem uma extrato automaticamente”.
Especificamente, o invasor estava fazendo grandes depósitos de BTG nas casas de câmbio, simultaneamente enviando os mesmos fundos para sua própria carteira de cripto. No momento em que as casas de câmbio perceberam que a transação era inválida, o hacker já havia retirado os fundos delas e dobrado seus fundos originais.
De acordo com o relatório recente, a Bittrex não especificou as quantias de perdas que a casa de câmbio de criptomoedas sofreu como resultado do ataque do BTG. Entretanto, a maior casa de câmbio de criptomoedas solicitou mais de 12.000 BTG (valor em torno de US $ 255.000) como compensação do Bitcoin Gold.
Enquanto a Bittrex culpou o consenso de Provas de Trabalho (PoW) do BTG como um fator que levou ao ataque de gastos duplos, o Bitcoin Gold afirmou que sua equipe “não é responsável pela política de segurança dentro de entidades privadas como a Bittrex”, acrescentando que as casas de câmbio “devem gerenciar os riscos relacionados e, em última instância, são responsáveis por sua própria segurança. Com isso, os desenvolvedores do BTG reconheceram os riscos assumidos por seu próprio blockchain, publicando posteriormente um plano de atualização de um hard fork.
O hack de US $ 18 milhões não é o primeiro ataque bem-sucedido associado à criptomoeda Bitcoin Gold. No final de 2017, uma carteira BTG falsa roubou chaves privadas no valor de US $ 3,3 milhões em cripto.
No momento, a fatia de mercado do Bitcoin Gold é de US $ 373 milhões, e a moeda está sendo negociada em torno de US $ 21,70 e classificada em 30º pela capitalização de mercado, de acordo com dados da CoinMarketCap.
Quanto a Bittrex, a casa de câmbio de criptomoedas tornou-se recentemente um dos participantes do “Virtual Commodity Association Working Group” – a associação de autorregulamentação de produtos digitais, como as criptomoedas. A organização está planejando desenvolver padrões da indústria e “ser um precursor para a formação” da atividade de auto-regulação para criptomoedas.
Fonte: Cointelegraph