Exchange Bittrex nega colaboração com governo ucraniano
A Bittrex negou as alegações de que a exchange procurou colaborar com o governo ucraniano.
Um funcionário do governo ucraniano disse que a exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, Bittrex, procurou colaborar com o governo ucraniano no desenvolvimento do setor de criptomoedas do país.
Em uma entrevista em 20 de novembro, no canal de mídia blockchain, ForkLog, o vice-ministro da Transformação Digital, Alexander Bornyakov, afirmou que a Bittrex contatou o governo ucraniano para esse fim.
Referindo-se ao recente memorando de entendimento da Ucrânia com a Binance, para colaborar na criação de legislação de criptomoeda no país, Bornyakov disse: “Depois que anunciamos, começamos a receber solicitações da Bittrex, da Coinbase”.
Bittrex não entrou em contato com o governo ucraniano
A declaração de Bornyakov logo foi relatada por publicações locais, onde discutem a suposta intenção da Coinbase e da Bittrex abrirem escritórios na Ucrânia. O Cointelegraph entrou em contato com ambas as exchanges para esclarecimentos, um porta-voz da Bittrex negou a declaração de Bornyakov, dizendo: “Gostaríamos de confirmar que ninguém da Bittrex Global esteve em contato com um funcionário do governo ucraniano”. Outro porta-voz acrescentou:
“A Bittrex está comprometida em ajudar a promover a inovação da tecnologia blockchain em todo o mundo. No entanto, a Bittrex não procurou o vice-ministro de transformação digital da Ucrânia para fazer parceria com eles.”
Até o momento, a Coinbase e Bornyakov não responderam ao pedido de comentário do Cointelegraph. Esta história será atualizada com seus comentários caso eles respondam.
O Cointelegraph informou anteriormente que o governo ucraniano e a Binance estão formando um grupo de trabalho focado na criação de “novos ativos digitais e um mercado de criptomoedas na Ucrânia”.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao, disse que a legalização de criptomoedas e a adoção de legislação progressiva, podem desempenhar um papel fundamental para trazer crescimento à economia, além de atrair mais investimentos.
Empresas de lobby de blockchain e cripto aumentam
As empresas de criptomoeda e blockchain estão começando a trabalhar mais de perto com os governos no desenvolvimento de regulamentações para o setor. No final de 2017, havia apenas 12 entidades em Washington, D.C. fazendo lobby em questões relacionadas à tecnologia blockchain. Um ano depois, o número triplicou para 33. Em maio de 2019, havia aumentado para 40.
Os interesses específicos dos lobistas variam entre as organizações, mas uma pesquisa no Lobbying Disclosure Act Database revela que os maiores interesses incluem tributação de criptomoedas, conceitos e definições de padronização, e disposições contra lavagem de dinheiro.
Juntamente com os principais líderes do setor, como o Digital Currency Group e o Polychain Capital, a Coinbase formou em setembro de 2018, o primeiro grupo de lobby que representa o setor de blockchain em Washington, D.C..