Oficiais de Taiwan acusam a Bitmain de contratar engenheiros ilegalmente
A fabricante de mineração de Bitcoin Bitmain está supostamente em maus lençóis em Taiwan em meio à contínua disputa de tecnologia entre os EUA e a China.
Promotores de Taiwan acusaram a Bitmain Technologies de recrutar ilegalmente mais de 100 engenheiros taiwaneses.
De acordo com um relatório do Nikkei Asia, uma investigação já foi lançada em New Taipei e Hsinchu – o centro de fabricação de semicondutores de Taiwan – para investigar as atividades da fabricante chinesa de chips de mineração de criptomoedas.
O Ministério Público de Nova Taipei diz que, como parte da iniciativa de recrutamento, a fabricante de chips de mineração de Bitcoin (BTC) supostamente criou empresas de fachada que foram usadas para recrutamento ilícito, acrescentando:
“Descobrimos que a Bitmain tem caçado talentos de pesquisa e desenvolvimento de Taiwan para acelerar seus esforços no aumento da capacidade de chip de inteligência artificial, criando empresas ilegalmente em Taiwan. As empresas recém estabelecidas tinham o propósito de fazer headhunting (recrutamento e seleção) e é o que a Bitmain fez em 2018. ”
A decisão das autoridades taiwanesas ocorre em um momento em que Pequim está supostamente aumentando suas apostas em sua própria indústria de fabricação de chips. Na verdade, os semicondutores serão supostamente um item de foco no National People’s Congress, que começa em 12 de março.
A fome global de chips subiu para a vanguarda da disputa econômica sino-americana com o presidente dos EUA, Joe Biden, que pediu recentemente uma revisão robusta da cadeia de suprimentos de semicondutores da América.
Conforme relatado anteriormente pela Cointelegraph, a crescente demanda pelo fornecimento limitado de semicondutores fez com que os mineradores de Bitcoins enfrentassem escassez de chips. Essa situação gerou um aumento significativo no preço do hardware de mineração, tanto em plataformas novas quanto em segunda mão.
Enquanto isso, a investigação sobre o alegado recrutamento e seleção de engenheiros da Bitmain pode potencialmente levar a questões como o vazamento de segredos de trading e roubo de tecnologia.
A investigação também pode impactar o relacionamento da Bitmain com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company – a maior fabricante de chips do mundo.
Com a tecnologia de semicondutores agora um foco principal da disputa econômica entre a China e os Estados Unidos e o aparente aprofundamento das relações diplomáticas entre Washington e Taipei, a TSMC está supostamente trabalhando em conjunto com grandes empresas de tecnologia dos EUA, como a Apple.
Os relatórios indicam que a TSMC e o fabricante do iPhone estão explorando protocolos de pesquisa e desenvolvimento para os chipsets de 2 nanômetros (2 nm) de próxima geração.
Leia mais: