Bitget afirma que deseja adquirir ativos da FTX que entrou com pedido de falência nos EUA

A Bitget afirmou nesta sexta, 11, que tem interesse em adquirir ativos da FTX para ajudar os clientes da empresa

A Bitget uma das principais exchanges do mercado de criptomoedas afirmou nesta sexta, 11, que tem interesse em adquirir ativos da FTX para ajudar os clientes da empresa. A informação foi compartilhada pela empresa com o Cointelegraph.

No entanto, diferente da proposta feita (e descartada) por CZ, CEO da Binance, a Bitget não planeja comprar a FTX, mas adquirir determinados ativos.

“Entendemos que os usuários da FTX estão passando por dias muito difíceis e queremos ajudar os clientes afetados e a indústria nesse momento difícil. Existem muitos ativos e projetos bons no portfólio da FTX e da Alameda que valem a pena apoiar para criar valor para a indústria no longo prazo. Estamos dispostos a discutir mais sobre formas de como podemos colaborar e apoiar.”, destacou Gracy Chen, diretora administrativa.

Até o momento nem a FTX nem Sam Bankman-Fried, fundador da empresa, fizeram qualquer pronunciamento sobre a proposta. Além da Bitget, Justin Sun, fundador da Tron, anunciou um plano para comprar ativos, vinculados ao TRX, e que estão em posse da exchange, buscando ajudar os clientes da empresa em sua tarefa de reaver seu dinheiro.

No entanto, a FTX entrou com um pedido de falência, nesta sexta, 11. Além disso, Sam Bankman-Fried renunciou ao cargo de CEO da empresa que agora será ocupado por John Ray III.

No pedido de falência o grupo afirma ter US$ 50 milhões dem passivos e não há qualquer menção sobre o pagamento dos clientes. O pedido de falência refere-se a todo o grupo que integra a FTX, composto por cerca de 130 empresas afiliadas.

Reguladores

A FTX e Sam Bankman-Fried terão que enfrentar diversos problemas com os reguladores. Em 10 de novembro, Maxine Waters, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, pediu regulamentações mais rígidas do setor e destacou que os tokens FTX são “inúteis” e seus clientes estão no escuro.

No mesmo dia, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, fez uma declaração dizendo que o governo “monitorará de perto” a atividade no espaço cripto. Além disso, as “notícias recentes” ressaltam a necessidade de “regulamentação prudente” das criptomoedas.

Os senadores dos EUA Debbie Stabenow e John Boozman reiteraram seu compromisso de terminar e publicar um próximo projeto de lei de criptomoedas à luz das notícias, também citando o incidente.

Além disso, o Departamento de Proteção Financeira e Inovação (DFPI) no estado da Califórnia anunciou que abrirá uma investigação sobre a “falha aparente” da exchange de criptomoedas FTX. 

Os reguladores da Califórnia disseram no anúncio que o DFPI leva essa responsabilidade de supervisão “muito a sério” e que o departamento espera que todas as entidades que oferecem serviços financeiros no estado cumpram as leis financeiras locais.

Também encorajou qualquer pessoa no estado que tenha sido afetada pelos eventos da saga FTX em andamento , a ligar para uma linha direta dedicada.

LEIA MAIS

Você pode gostar...