Bitfury entra na indústria da música com lançamento de plataforma de código aberto baseada em blockchain
A Bitfury Surround se junta às várias soluções blockchain que visam introduzir mais transparência às estruturas comerciais da música.
O fabricante de minerador de Bitcoin e blockchain Bitfury anunciou o lançamento de um empreendimento de código aberto dedicado à indústria da música em um post no Medium de 16 de janeiro.
O spin-off, que recebeu o nome de Bitfury Surround, tem como objetivo lidar com fluxos de renda complexos e muitas vezes injustamente proporcionados entre artistas, fãs e intermediários usando a tecnologia blockchain.
O post explica,
“A plataforma Surround permitirá que toda a indústria de entretenimento musical agilize as operações por meio de transferência segura de ativos de direitos autorais e conectividade simplificada, bem como melhores sistemas de monitoramento e gerenciamento.”
O Surround marca a expansão contínua da Bitfury em vários domínios para além da mineração. Dentro do ecossistema Bitcoin (BTC), enquanto isso, nesta semana a empresa inaugurou pagamentos fora da cadeia através da Rede Lightning para o seu primeiro ambiente de exchange por meio de uma parceria com a BTCBIT da Polônia.
Antes disso, em dezembro de 2018, a Bitfury revelou planos para lançar um acelerador blockchain na Rússia em conjunto com a gigante global de consultoria PwC.
“A indústria do entretenimento musical evoluiu para um ambiente complexo, competitivo e voltado para a tecnologia, que sofre de uma grave falta de transparência”, comentou Valery Vavilov, CEO da Bitfury, sobre o projeto Surround. Vavilov observou ainda:
“Queremos defender artistas e ajudar a incentivar o crescimento de toda a indústria através da criação deste ecossistema aberto baseado em blockchain.”
As entidades blockchain tentam lidar com a transparência da indústria musical há vários anos, com ideias como um serviço de streaming baseado em blockchain sendo desvelado em 2018.