Bitfinex nega rumores de insolvência e problemas bancários
Em um post oficial publicado no dia 7 de outubro, a grande exchange de cripto, Bitfinex, respondeu a uma série de rumores, negando que a empresa está insolvente ou enfrentando problemas bancários.
A resposta veio logo após os relatórios da semana passada que revelam que seu o parceiro bancário, Noble Bank International de Porto Rico, está procurando um comprador e perdeu tanto a Bitfinex quanto a empresa afiliada Tether como clientes. Ambas empresas compartilham o CEO, Jan Ludovicus van der Velde. Além destes problemas, os internautas estavam alegando que a própria Bitfinex estava insolvente, citando relatos não verificados de dificuldades no processamento de retiradas fiduciárias na plataforma.
Hoje a Bitfinex afirmou:
“A Bitfinex não está insolvente, e o fluxo constante de artigos do Medium dizendo o contrário não vai mudar isso.”
Punindo seus acusadores por não fundamentar suas alegações, a bolsa publicou links para três contas que diz “representam uma pequena fração das holdings de cripto da Bitfinex”, observando que estas “não levam em consideração holdings fiduciários de qualquer espécie”: Bitcoin cold wallet 1, Ethereum cold wallet 1 e EOS cold wallet 1.
O primeiro link indica que Bitfinex detém 148.467,26 Bitcoin (BTC) – abaixo de cerca de 226.000 BTC em 9 de setembro de 2018 – no valor de $978.758.494 no momento. A segunda mostra as participações da Ethereum (ETH) no valor de US $ 382.071.909, enquanto a terceira conta da EOS (EOS) está avaliada em US $ 203.406.110 até o momento.
As divulgações da Bitfinex são notáveis, devido à discutível história da stablecoin Tether (USDT) e preocupações com a falta de transparência em relação às suas reservas em dólar. A empresa rompeu laços com seu auditor externo em janeiro de 2018 e emitiu apenas uma auditoria não oficial em junho para provar que a moeda é realmente apoiada 1:1 pela quantidade apropriada de participações fiduciárias.
A Bitfinex escreveu ontem que as recentes acusações de insolvência são “mais uma vez, indicativas de uma campanha direcionada baseada apenas em ficção”, a empresa acrescentou que tanto as retiradas fiduciárias quanto as retiradas em cripto estão funcionando normalmente para Euros, Iene Japoneses, Libras Esterlinas e Dólares Americanos.
No entanto a exchange reconheceu que continuam existindo complicações no domínio das transações fiduciárias, mas alegou que isso é algo predominante entre a maioria das organizações relacionadas à cripto.
Em resposta aos relatórios do Noble Bank, algumas pessoas sugeriram que a Bitfinex passou a fazer transações bancárias com o HSBC através de uma conta privada registrada sob o nome “Global Trading Solutions”.
Bitfinex is now banking with HSBC through a private account of Global Trading Solutions. Very good fit if you ask me. It’s also worth mentioning that all EUR, JPY and GBP deposits are paused but Bitfinex “expects the situation to normalize within a week”. Banking issues? pic.twitter.com/1pxQ13NO0m
— Larry Cermak (@lawmaster) October 6, 2018
A Bitfinex não respondeu a essas reclamações em seu post, embora tenha dito que todas as alegações relacionadas à Noble não interferem nas operações, na capacidade de sobrevivência ou na solvência da exchange.
O histórico problemático de relacionamentos bancários da Bitfinex começou em abril de 2017, quando a empresa americana Wells Fargo & Co. supostamente se recusou a continuar operando como banco correspondente. Em seguida, a Bitfinex entrou com uma ação contra o banco, que foi rapidamente descartada.
Em dezembro do ano passado, tanto a Bitfinex quanto a Tether receberam intimações de reguladores norte-americanos por razões não reveladas. O blogueiro cripto Bitfinex’d expressou repetidamente preocupações sobre a transparência dos sistemas bancários da Bitfinex.
A Bitfinex é atualmente a 12ª maior exchange mundial em volume diário de tráfico, registrando 169,5 milhões de dólares em negociações nas últimas 24 horas até o momento.
Leia Também: E-book INÉDITO de Ethereum (ETH) da corretora FlowBTC
FlowBTC
Comprar e vender Bitcoin, Ether, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC. A FlowBTC é a plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de existência, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. Além disso, é a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance. Invista com especialistas, abra já sua conta em https://www.flowbtc.com.br/
Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:
O post Bitfinex nega rumores de insolvência e problemas bancários apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.