PlusToken, coronavírus ou petróleo? Especialistas divergem sobre a queda do Bitcoin
Respondendo à recente queda dos preços do Bitcoin, alguns especialistas veem uma correlação com os mercados tradicionais, enquanto outros veem uma correlação com as vendas do PlusToken.
Alguns especialistas pensam que a atual instabilidade do mercado tradicional está por trás da queda recente do Bitcoin (BTC), enquanto outros acham que a alegada fraude PlusToken é a causa.
Bill Herrmann, CEO da Wilshire Phoenix, acredita que a recente baixa do Bitcoin se deve simplesmente à instabilidade tradicional do mercado. “A recente queda no preço do Bitcoin é resultado do declínio repentino e feroz entre a maioria das classes de ativos nas últimas semanas”, disse ele ao Cointelegraph, acrescentando:
“Em tempos de extrema volatilidade, que geralmente é seguida por pânico – a maioria dos investidores de varejo, seja em Bitcoin ou em ações, vende primeiro e faz perguntas depois. Os investidores precisavam levantar dinheiro rapidamente. Eu acho que quando a poeira baixar, o Bitcoin e alguns outros ativos estarão de volta.”
Vários fatores causaram incerteza no mercado
Nas últimas semanas, os principais mercados foram atormentados por medo, incerteza e dúvida – parcialmente resultado da atual crise de coronavírus.
O Dow Jones Industrial Average, ou DOW, caiu mais de 2.000 pontos apenas no dia 9 de março. Além disso, os mercados de petróleo sofreram um forte golpe, caindo mais de 20% no mesmo dia.
O Bitcoin enfrentou um declínio semelhante na semana passada, passando de US$ 10.000 em 24 de fevereiro, para US$ 7.650 em 9 de março.
Emmanuel Goh, CEO da empresa de análise Skew, também rotulou a recente ação de preço do Bitcoin como resultado da atividade geral do mercado.
“Na minha opinião, é uma função de uma fuga para a segurança que está impactando os mercados globais com a disseminação do coronavírus e hoje as notícias sobre o petróleo”, disse ele, referindo-se às decisões dos investidores de vender seus investimentos especulativos para alternativas mais estáveis.
Outros especialistas acham que o suposto golpe PlusToken é o culpado
O PlusToken, um suposto esquema Ponzi, teve alguns de seus operadores detidos em junho de 2019. Desde então, analistas seguem carteiras associadas ao suposto golpe, especulando que alguns dos membros do grupo ainda estão retirando o Bitcoin da operação fraudulenta e causando uma ação de baixa no preço.
Um pesquisador que entrou em cena após as transferências da carteira PlusToken, Ergo, twittou em 6 de março que o suposto golpe moveu 13.000 Bitcoin. O Bitcoin começou a cair nos dias seguintes.
O Cripto YouTuber DataDash disse que o PlusToken é a razão do declínio do Bitcoin nos últimos dias.
“Pode não ser apenas um medo global nos mercados tradicionais – e isso pode estar afetando a criptomoeda – mas pode ser que haja uma pressão real do lado da venda, que certamente nos atingirá eventualmente”, disse ele, referindo-se ao suposto golpe PlusToken em um vídeo recente do YouTube.
DataDash adicionou:
“Pode ser o momento em que eles finalmente querem liquidá-lo, lavando-o e, eventualmente, convertendo em dinheiro.”
É difícil determinar verdadeiramente a causa da ação de preço do Bitcoin. Definitivamente, existe um argumento a ser discutido para os dois lados no momento, dado o estado dos mercados tradicionais, bem como os fundos PlusToken que ainda podem estar em movimento.