Tendência de alta do Bitcoin continua com chegada do halving

À medida que o setor de criptomoedas antecipa o próximo halving do Bitcoin, analistas de mercado e investidores observam atentamente os possíveis impactos no preço do BTC.

Espera-se que o halving, uma redução programada nas recompensas que os mineradores recebem, ocorra no dia 20 de abril. Ele reduzirá a recompensa de 6,25 BTC para 3,125 BTC. Portanto, esse evento reduzirá efetivamente a taxa de inflação do Bitcoin de 1,7% para 0,85% ao ano.

Bitcoin continua em alta antes do halving

Historicamente, os halvings do Bitcoin são associadas à volatilidade no curto prazo e tendências de alta no longo prazo. O diretor de marketing da IntoTheBlock, Vincent Maliepaard, disse ao BeInCrypto que os halvings de 2016 e 2020 viram o Bitcoin se recuperando nos eventos, seguido por uma queda logo depois, mas eventualmente quebrando as máximas históricas dentro de meses.

Esse padrão sugere que, embora os traders possam tentar antecipar o halving, levando a flutuações de curto prazo, a oferta reduzida afeta positivamente o movimento de preços ao longo do tempo.

Leia mais: O que é o Halving do Bitcoin?

Outra tendência notável é a diminuição do aumento percentual do preço após o halving. Por exemplo, o valor do Bitcoin aumentou em 4.802% após o primeiro halving. Entretanto, essa taxa de aumento diminuiu com os halvings seguintes.

“Dada a capitalização de mercado significativamente maior do Bitcoin hoje, alcançar o mesmo crescimento percentual exigiria um investimento substancialmente maior. Isso sugere que os futuros aumentos percentuais provavelmente continuarão a diminuir”, disse Maliepaard ao BeInCrypto.

Desempenho do preço do Bitcoin pela metade
Desempenho do preço do Bitcoin pela metade. Fonte: IntoTheBlock

Vem aí um novo halving

O próximo halving, aliás, é diferente dos anteriores. De fato, o Bitcoin já ultrapassou seu recorde histórico, provavelmente devido a um investimento institucional substancial após a aprovação dos ETFs de Bitcoin. Esse influxo institucional, a demanda consistente dos ETFs e uma oferta decrescente poderiam aumentar o valor do Bitcoin.

Além disso, as baleias de criptomoedas entraram em uma acumulação aprimorada e em uma retenção estratégica em antecipação aos aumentos de preços. Essas ações revelam uma mistura de especulação de curto prazo e um movimento estratégico de longo prazo para manter o Bitcoin como um ativo raro.

Em geral, esses padrões demonstram uma compreensão e adaptação mais profundas aos impactos do ciclo do halving no valor do Bitcoin ao longo do tempo.

“Há uma clara tendência de aumento no número de grandes volumes de transações, transações maiores que US$ 100.000, especialmente desde a aprovação dos ETFs de Bitcoin. Com relação aos halvings anteriores, essa métrica começou a subir principalmente no final do mercado em alta”, acrescenta Maliepaard.

Número de grandes transações de Bitcoin
Número de grandes transações de Bitcoin. Fonte: IntoTheBlock

Mineradores influenciam nos preços

Outra observação interessante de Maliepaard é o aumento na participação do volume de fluxos de mineradores. Em 2023, o volume percentual subiu de cerca de 4% para mais de 12%, representando um aumento de 200%. Esse aumento na participação do volume de fluxos de mineradores é importante porque indica uma grande mudança no comportamento dos mineradores, o que poderia afetar a dinâmica de fornecimento e liquidez do Bitcoin.

Embora se espere que o halving do Bitcoin traga volatilidade no curto prazo, a perspectiva de longo prazo permanece otimista, impulsionada pela redução da oferta e pelo contínuo interesse institucional.

“A redução planejada das emissões é uma das principais medidas econômicas que distingue o Bitcoin das moedas fiduciárias. Nos meses que antecedem e sucedem ao halving do Bitcoin, o sentimento do mercado normalmente muda de antecipação para otimismo, à medida que os investidores especulam sobre o impacto da redução pela metade na escassez e no preço do Bitcoin”, concluiu Maliepaard.

Os investidores devem monitorar os principais indicadores, como o volume de negociação e o comportamento dos mineradores, para avaliar o impacto da redução pela metade no mercado.

O artigo Tendência de alta do Bitcoin continua com chegada do halving foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...