Bitcoin é ‘uma oportunidade que o dinheiro fiduciário não pode comprar’ ou é ‘muito volátil para ter na carteiras de investimento’?

Apesar de ter aumentado 400.000% desde junho de 2011, o lugar do Bitcoin em carteiras de investimento ainda está em debate, de acordo com alguns analistas de bancos de investimento.

A volatilidade do preço do Bitcoin é mais uma vez o assunto de críticas dos banqueiros, à medida que analistas do Société Générale visam a criptomoeda principal.

Em uma nota de investidor citada pela CNBC, analistas do banco argumentaram que os “movimentos erráticos de preços” do Bitcoin (BTC) desvalorizaram seu lugar nas carteiras de investimento.

De acordo com a nota do investidor, a ameaça iminente de repressão do governo em todo o mundo coloca uma pressão negativa significativa sobre a ação futura do preço do Bitcoin.

Na verdade, a recente queda dos preços do BTC também coincidiu com vários movimentos regulatórios negativos de agências governamentais em todo o mundo. Conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, o Tesouro dos Estados Unidos está procurando exigir relatórios de transações com criptomoedas acima de US$ 10.000 para o Internal Revenue Service.

Os analistas do Société Générale também mencionaram as comparações entre Bitcoin e ouro, concordando que os investidores veem ambos os ativos como uma proteção contra a desvalorização monetária. No entanto, além da proteção parcial, os analistas identificaram movimentos de preços positivos e medo de perder a compra como a única reivindicação à fama para ambos os ativos de reserva de valor, afirmando:

“A única recompensa potencial para os investidores em Bitcoin e ouro é o movimento positivo dos preços, que é essencialmente a única coisa que eles têm em comum, além de sua capacidade de desencadear compras urgentes”

Apesar dos recentes problemas com os preços do Bitcoin, o BTC subiu 38% no acumulado do ano e 312% no ano passado. Embora alguns banqueiros possam identificar a volatilidade como um defeito, proponentes como Mark Yusko, CEO da Morgan Creek Capital Management, veem a volatilidade como uma característica do potencial de valor de longo prazo do Bitcoin.

Falando à CNBC na quinta-feira, Yusko argumentou que a volatilidade era uma parte necessária da capacidade de capitalização positiva de 223% ao ano do Bitcoin na última década.

“O Bitcoin tem a mesma volatilidade que as ações da Amazon […] Quando foi o momento certo para vender a Amazon? Poderia dizer nunca. A volatilidade não é o inimigo”.

Enquanto isso, o gigante bancário de Cingapura, DBS, divulgou um relatório chamando o Bitcoin de “uma oportunidade que o dinheiro fiduciário não pode comprar”.

LEIA MAIS

Você pode gostar...