Bitcoin tem baixo risco de acordo com Índice de Sharpe

O Bitcoin é uma moeda digital que possui um valor de mercado dado por oferta e demanda. Certamente, com o preço do Bitcoin tendo uma extrema valorização em 2019, muitas pessoas se preocupam com o risco deste ativo, sendo uma boa ferramenta para análise o índice de Sharpe.

O que é o índice de Sharpe?

Desenvolvido por William F. Sharpe, este índice mede o desempenho de um investimento em relação ao risco. Para isso, é utilizado uma fórmula que ajusta o desempenho ao risco, que depois deve ser avaliado o resultado perante uma escala.

Fórmula do Índice de Sharpe
Fórmula do Índice de Sharpe

Na fórmula, o Rp representa o retorno esperado do ativo. O Rf representa a taxa de retorno livre de risco. Finalmente, o op é o desvio padrão dos retornos do ativo, ou também chamado, risco.

Quando o resultado é acima de 0 e inferior a 1, este é considerado um investimento abaixo do ideal. Acima de 1 e abaixo de 2, é um investimento aceitável. Resultados entre 2 e 3 são considerados muito bons. Uma razão acima de 3 é considerado excelente. Entretanto, um valor negativo pode indicar que o retorno deverá ser negativo.

A relação entre o retorno e o risco segue uma lógica exponencial. De fato, o índice de Sharpe considera que quanto maior o retorno, mais risco.

Relação Retorno x Risco é exponencial
Relação Retorno x Risco é exponencial / Fonte: https://hcinvestimentos.com/2011/12/12/indice-de-sharpe/

Risco do Bitcoin tem sido aceitável de acordo com Índice de Sharpe

O Bitcoin tem tido um ano excepcional de valorização em 2019, e neste ponto os riscos podem estar maiores. Certamente, com um movimento bullish (de alta), muitas pessoas se interessam pela moeda. Entretanto, poucos se atentam que a volatilidade não é o único problema ao analisar os preços de uma criptomoeda.

De acordo com um recente estudo realizado pela corretora OKEx, o Bitcoin tem tido um baixo risco. De fato, ao analisar o índice de Sharpe do BTC, o valor tem dado 0,53 (Sharpe 30 dias) e 1,87 (Sharpe 90 dias). Com isso, no curto prazo o Bitcoin possui desempenho abaixo do ideal, sendo aceitável no médio prazo.

Relação Retorno x Risco das criptomoedas / Fonte: Messari
Relação Retorno x Risco das criptomoedas / Fonte: Messari

Além disso, o Bitcoin registrou pela primeira vez o Sharpe acima de 3,0 em 2019, considerando o prazo de 4 anos. Desta maneira, o Bitcoin tem possuído uma relação retorno e risco excelente no longo prazo.

O Bitcoin Cash (BCH), por sua vez, tem um índice de Sharpe de 0,5 (Sharpe 30 dias-0,71 (Sharpe 90 dias). Isso indicaria que esta criptomoeda tende a dar retornos negativos no longo prazo, e abaixo do ideal no curto prazo.

Finalmente, apesar de não mostrar muita informação relacionada com previsão de preços, o índice de Sharpe fornece uma interessante visão sobre o risco. Com isso, mesmo com a extrema volatilidade do Bitcoin, o retorno da moeda é excelente no longo prazo.

Saiba mais em Bitcoin tem baixo risco de acordo com Índice de Sharpe

Você pode gostar...