O Bitcoin ainda carece desse sinal on-chain para o mercado de alta do BTC, explica David Puell
A atividade da rede Bitcoin é “desassombrosa”, diz o famoso analista, à medida que dados adicionais reafirmam um preço mínimo do BTC em andamento.
O Bitcoin (BTC) só precisa de mais um sinal chave na cadeia para um clássico mercado em alta começar, diz o analista David Puell.
Em um tweet em 17 de dezembro, o criador do Puell Multiple argumentou que o cenário está quase pronto para o fim do mercado de baixa de preços do BTC.
Puell: A atividade da rede Bitcoin é “desassombrosa”
Apesar de muitos pedirem novas mínimas do BTC/USD de US$ 12.000 ou menos neste ciclo, nem todos estão totalmente pessimistas quanto às perspectivas para o Bitcoin.
Para Puell, dois fenômenos on-chain essenciais necessários para a recuperação do preço do BTC já estão em evidência.
Os detentores de longo prazo (LTHs) estão resistindo ao desejo de vender, apesar do Bitcoin ter caído mais de 70% em relação ao seu último recorde histórico.
Ao mesmo tempo, os “especuladores” de curto prazo estão sentindo uma dor aguda devido à recente ação dos preços. Como o Cointelegraph relatou, esses “turistas” provavelmente já saíram do mercado.
Tudo o que está faltando, acredita Puell, é um aumento na atividade da rede de todos os participantes.
“Na cadeia, três fatores são necessários para um touro: 1. Comportamento de retenção de investidores de longo prazo. 2. Perdas dolorosas de especuladores de curto prazo. 3. Atividade de rede em todos os setores”, resumiu.
“Ver pessoalmente 1 e 2. 3 ainda é nada assombroso.”
Ele acrescentou que as condições macro “favoráveis” ajudariam na recuperação, bem como as criptomoedas se tornariam mais resistentes ao “contágio” na forma de “‘cisnes’ exógenos e endógenos”.
O BTC/USD era negociado a cerca de US$ 16.700 no momento da redação deste artigo, mostraram dados do Cointelegraph Markets Pro e do TradingView.
Um ciclo de halving do Bitcoin como qualquer outro?
Essa perspectiva combina com outros que pedem calma sobre o desempenho atual dos preços do BTC.
Entre eles está a popular conta analítica à prova de diluição, que no dia chamou a atenção para o BTC/USD simplesmente copiando o comportamento anterior do mercado de baixa.
A evidência veio na forma da pontuação MVRV-z do Bitcoin – uma expressão do valor de mercado para o limite realizado em desvios padrão. À prova de diluição inicialmente chamada de métrica “Temperatura de valor de mercado para valor realizado (MVRVT)”.
Atualmente, os gráficos acompanhantes mostraram sinais que apontam para uma formação clássica de fundo de mercado em baixa, à prova de diluição, afirmando que o Bitcoin “está apenas fazendo o que faz nesta data pós-halving literalmente a cada ciclo”.
O Cointelegraph incluiu anteriormente o MVRV-z em uma lista de “semelhanças impressionantes” entre 2022 e os ciclos de preços anteriores.
As visões, pensamentos e opiniões expressas aqui são apenas dos autores e não necessariamente refletem ou representam as visões e opiniões do Cointelegraph Brasil.