Pânico: Bitcoin desaba cerca de 10%, mas analistas permanecem otimistas

O preço do Bitcoin está caindo abaixo de US $ 8.200 em meio a um aumento iminente da dificuldade de mineração, o que pode fornecer uma pausa de alta para o mercado de BTC

Os bears de Bitcoin ( BTC ) voltaram ao mercado, reduzindo o preço em quase 10% em 8 de março, durante o fim de semana, quando o volume está mais baixo. 

Então, o rali antes do halving já terminou? Ou está prestes a começar?

Desempenho diário do mercado de criptomoedas. Fonte: Coin360.com

A perspectiva de 4 horas 

Gráfico de 4 horas do BTC USD. Fonte: TradingView

O Bitcoin interrompeu um preocupante canal descendente em 5 de março. No entanto, na última hora, depois de testar novamente a linha de suporte desse canal várias vezes, agora ele voltou a funcionar apenas três dias depois. 

Isso dá ao Bitcoin dois objetivos negativos muito reais de US $ 8.100 e US $ 7.500 no curto prazo. Com a resistência positiva sendo a primeira em US $ 8.700 para sair do canal e, em seguida, US $ 10.500 e US $ 11.050, respectivamente.  

No entanto, é preciso questionar a validade de tal ação drástica de preço no fim de semana, e na próxima semana poderá ocorrer um aumento monstruoso de alta, muito semelhante ao movimento de poder que vimos do Bitcoin em 25 de outubro de 2019, quando o preço saltou de US $ 7.400 a US $ 10.500.  

Mas quais são alguns dos principais indicadores que estão nos dizendo? 

Indicador Índice de Força Relativa (RSI) 

BTC USD RSI a cada 4 horas Fonte: TradingView

O indicador do Índice de Força Relativa (RSI) nas 4 horas mostra que poderíamos ter alguma distância a cair com uma leitura de pouco acima de 31. Isso nos diz que o Bitcoin está se aproximando muito do excesso de vendas nesse período de tempo fundamental e, historicamente, deve quebrar abaixo de 30 antes de ver uma reversão.  

BTC USD RSI 1 hora Fonte: TradingView

O horário, no entanto, parece massivamente exagerado, lendo em 18,62, que está se aproximando dos níveis que não vimos desde 15 de fevereiro.  

Seria de esperar ver uma reversão nesta fase. No entanto, apesar do RSI parecer girar nessa data, o preço do Bitcoin não caiu e continuou a cair de US $ 9.700 para US $ 8.400 durante um período de duas semanas.  

Mas o que o indicador de convergência média móvel de divergência (MACD) nos diz? 

O MACD parece pronto para cruzar a baixa semanalmente 

MACD semanal do BTC USD Fonte: TradingView

Como mencionei várias vezes, o MACD semanal é um ótimo indicador quando se procura identificar tendências de alta ou baixa. No entanto, expressei preocupações em janeiro em minha análise, afirmando que o MACD semanal exibia sinais semelhantes aos da fase de falsos touros que vimos por volta de agosto a setembro de 2018. 

Durante essa fase, os bulls foram atraídos para uma falsa sensação de segurança, que viu o Bitcoin cair de US $ 8.000 + para menos de US $ 4K em questão de semanas, e parece que minha preocupação poderia ter sido válida.  

No entanto, no final de 2018, não havia uma iminência pela metade das recompensas de mineração de Bitcoin ao virar da esquina, como existe agora. Mas, novamente, também não houve uma pandemia global. No entanto, ainda estou para ver qualquer correlação importante entre o Covid19 e o preço do Bitcoin até agora, então não vou seguir esse caminho ainda. 

A próxima semana deve nos dar algumas respostas, pois temos dois indicadores historicamente otimistas à nossa frente, e se eles não aumentarem o preço do Bitcoin na próxima semana, talvez precisemos começar a olhar para a realidade de uma potencial desaceleração global com um resultado muito negativo. efeito sobre o preço do Bitcoin.  

A lacuna no CME 

BTC USD CME semanalmente Fonte: TradingView

Eu já disse isso inúmeras vezes, se você não está negociando as lacunas do CME. As lacunas da CME ocorrem quando a Bolsa Mercantil de Chicago fecha para negociação na sexta-feira à noite e reabre na segunda-feira após grandes movimentos de final de semana, o que deixa uma lacuna nos gráficos. 

Existem muitas teorias sobre por que as lacunas são preenchidas. Uma é que os pedidos deixados nos livros da sexta-feira anterior permanecem não preenchidos; nesse caso, os pedidos de venda de Bitcoin a US $ 9.165 precisam ser comprados para preencher a lacuna nas paradas.  

Mas se o mercado abrir a US $ 8.100, quem compraria com um prêmio de US $ 9.165? Potencialmente alguém que tem uma posição longa na margem, que pode lucrar com um tempo garantido que é quem. E em um mercado tão fácil de movimentar, é de se admirar que historicamente 90% das lacunas CME para Bitcoin sejam preenchidas?  

Este não é o único indicador de alta, porém, há outro indicador confiável que serviu como bola de cristal este ano, e essa é a dificuldade de mineração. 

Dificuldade de mineração deve explodir na próxima semana 

Dificuldade de mineração BTC. Fonte: BTC.com 

Na próxima semana, a dificuldade de mineração deve aumentar em quase 8% e é o máximo que aumenta o ano todo. Na verdade, é o máximo que aumentou nos últimos 6 meses, então este é um sinal muito positivo para o Bitcoin. 

No início de 2020, a dificuldade de mineração do Bitcoin continuava aumentando a cada duas semanas entre 4% e 7% e, por sua vez, o preço do Bitcoin se seguia; e normalmente isso acontece no mesmo dia em que o aumento foi implementado.  

Se isso acontecer na próxima semana, o Bitcoin poderá sofrer uma tremenda reversão, mas só o tempo dirá.  

A próxima semana pelo preço do BTC 

A próxima semana para o Bitcoin é bastante importante por vários motivos. No momento, com o estado de pânico global, há muito comportamento irracional (por exemplo, quanto papel higiênico você comprou esta semana?)

Como tal, a análise técnica pode ser completamente inútil, e esse é um fato muito real que as pessoas devem considerar nesta próxima semana. Se a diferença entre o CME e a dificuldade do BTC não tiverem impacto, podemos ver que US $ 4K Bitcoin sobre o qual falei em janeiro, afinal. 

Em termos de resistência nesta semana, o Bitcoin primeiro precisa recuperar US $ 8.700 e virar isso para dar suporte novamente para sair desse canal de baixa. Depois disso, eu estaria olhando para US $ 9.200 e depois US $ 10.500 como os principais níveis a serem quebrados, com a última área pesada de resistência em torno de US $ 11.050 antes de finalmente irmos para a lua. 

Por outro lado, US $ 8.100 e US $ 7.500 são os dois níveis com maior probabilidade de formação de apoio e, se US $ 7.500 falharem, abrirá US $ 4.000 em 2020 mais uma vez como um cenário possível. 

As opiniões e opiniões expressas aqui são exclusivamente da @officiallykeith e não refletem necessariamente as opiniões da Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Você pode gostar...