Bitcoin será adotado por 80% da população até 2050, projeta Forbes

Artigo publicado pelo famoso site de negócios e economia projeta que o Bitcoin (BTC) será usado por quatro em cada cinco pessoas no mundo até 2050.

De autoria de Frank Holmes, o artigo foi publicado na seção Great Speculations da Forbes no início desta semana. Nele, é citado uma pesquisa recente feita pela Blockware Solutions, empresa especializada em segurança blockchain, que examinou o histórico de adoção de diversas tecnologias que revolucionaram a vida humana – como automóveis, rádio, internet e smartphones, por exemplo.

A pesquisa mostra que essas tecnologias tiveram diferentes taxas de adoção nos primeiros anos após os seus lançamentos, mas que todas cresceram exponencialmente após serem aderidas por pelo menos 10% da população mundial.

Segundo a empresa, a maior criptomoeda do mundo deve alcançar 1 em cada 10 pessoas até 2030. Caso isso se concretize, há boas chances do Bitcoin atingir um nível de adoção global de 80% nas duas décadas seguintes.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

O que falta para a adoção em massa do Bitcoin?

Para Holmes, o Bitcoin precisaria atuar de forma mais ampla como uma moeda transacional e meio de pagamentos para que sua adoção cresça nas próximas anos. De fato, esse tem sido o maior Calcanhar de Aquiles do ativo até o momento.

Nem mesmo os esforços de El Salvador, primeiro país a adotar o BTC como uma moeda oficial, parecem ter surtido grandes efeitos. Atualmente, grande parcela da população local não vê muitos benefícios em usar a criptomoeda no dia a dia.

Em contrapartida, o ativo tem tido um crescimento considerável ao ser adotado como uma forma de investimento e meio de proteção contra as políticas monetárias de diversos países. Boa parte das populações de nações afetadas por uma alta inflação recorrem ao ativo para proteger o seu capital.

Dessa forma, a Blockware Solutions observa que a adoção global do Bitcoin pode ocorrer mesmo que o ativo não atinja o status de moeda para a população global, desde que seja visto cada vez mais como um bom contraponto em relação ao sistema financeiro tradicional. A empresa ainda destaca que uma das principais características do ativo é a sua “maleabilidade ideológica”.

Por ser um ativo sem fronteiras, descentralizado e resistente a censuras, o Bitcoin possui bons atrativos que podem fazer sua adoção disparar nos próximos anos. Porém, sua alta volatilidade de preço, que atualmente está consideravelmente correlacionada com os mercados tradicionais e as incertezas regulatórias em relação ao seu uso o tornam pouco atrativo para boa parcela da população atualmente.  

O artigo Bitcoin será adotado por 80% da população até 2050, projeta Forbes foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...