Runes superam Ordinals e BRC-20 em transações diárias na rede do Bitcoin
As transações de Bitcoin continuam crescendo após o halving do Bitcoin, com dados mostrando que grande parte da demanda registrada vem do protocolo Runes.
Desde seu lançamento, o Runes registrou pelo menos 150.000 transações diárias. Assim, destronando o BRC-20 que agora luta para atingir 10.000 transações.
Runes destrona BRC-20 e Ordinals
Os dados on-chain mostram que o padrão de tokens Runes efetivamente superou o BRC-20 e o Ordinals. De acordo com a Dune Analytics, o número de transações no Rune tem sido em média de pelo menos 150.000 por dia desde sua estreia em 20 de abril. Além disso, o maior número já registrado foi 753.584 em 23 de abril.
Em média, a parcela de transações de Bitcoin no protocolo Runes em relação ao BRC-20 e Ordinals também é maior para o Runes, chegando a cerca de 40%. Essa trajetória ocorre porque o Runes torna mais eficiente a criação de tokens fungíveis no Bitcoin, ao contrário do BRC-20, que usa o protocolo Ordinals.
Leia mais: O que é o Halving do Bitcoin?
Além disso, os tokens BRC-20 e Ordinals foram polêmicos e receberam algumas reclamações por congestionar a rede e causar aumentos de taxas. Em resumo, criar e transferir tokens BRC-20 em transações peer-to-peer simples, é uma tarefa complexa que necessita mais espaço na blockchain.
Casey Rodarmor, desenvolvedor do BTC e criador do Bitcoin Ordinals e do Runes, discutiu as vantagens e desvantagens do protocolo em sua última aparição no Hell Money Podcast.
“Se o Runes for bem-sucedido, ele drenará a liquidez, a tecnologia e a atenção de outras criptomoedas e as trará de volta ao Bitcoin. Não estou criando uma shitcoin [mas] um local para as pessoas criarem shitcoins, o que possivelmente é pior e mais perigoso. Veremos”, disse ele.
Runes, BRC-20 e Ordinals permitiram que o Bitcoin evoluísse e se tornasse mais do que apenas uma reserva de valor. Portanto, o Bitcoin é agora uma plataforma para expressão criativa e instrumentos financeiros complexos. Os três padrões de token se desenvolveram progressivamente sobre os seus pontos fortes e fracos, cada um melhor que o outro.
Os fatores de mudança para o futuro
O Runes foi lançado em 20 de abril, quando ocorreu o quarto halving do BTC. Ele aumenta a eficiência da criação de tokens fungíveis na rede Bitcoin:
- Permite transações off-chain, reduzindo assim o congestionamento na rede Bitcoin e, portanto, facilita o processamento de mais transações de forma rápida e econômica.
- Tempos de confirmação mais rápidos e taxas mais baixas para os usuários, o que aumenta a acessibilidade e a praticidade das transações de Bitcoin para uso diário.
Além disso, a principal semelhança entre o BRC-20 e o Runes é que ambos usam Bitcoin e pagam taxas em BTC para criar novos tokens. O BRC-20, lançado em fevereiro de 2023, foi desenvolvido para criar um padrão para tokens fungíveis no Bitcoin.
Seus principais destaques foram a acessibilidade econômica, a velocidade e o aumento da acessibilidade em relação ao seu precursor, o Ordinals. Ele também trouxe programabilidade, ao contrário do Ordinals.
O Ordinals foi lançado em janeiro de 2023. Por meio do Ordinals, Rodarmor permitiu a criação de “inscrições” do tipo NFT na rede do Bitcoin. Ele descreveu a “teoria” do Ordinals como uma lente para visualizar a blockchain do Bitcoin e ver os “satoshis rastreáveis aparecerem como Pokémon na grama alta”.
Leia mais: As principais plataformas BRC-20 para negociar Ordinals em 2024
A análise de mídia social e as ferramentas de investimento confirmam o interesse crescente em Runes. De acordo com o Lunarcrush, o BRC-20 tem até 37.169 interações, enquanto o Ordinals tem 34.299. Enquanto isso, o Runes tem 53.008 no momento em que este artigo foi escrito.
O artigo Runes superam Ordinals e BRC-20 em transações diárias na rede do Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.