Bitcoin roubado do Mt. Gox prestes a ser devolvido aos donos
Depois de longos oito anos, a longa saga do Mt. Gox está perto de chegar a uma conclusão.
O ex-CEO da exchange, Mark Karpeles, disse que os usuários da plataforma podem receber parte de seu Bitcoin perdido nos próximos dias.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Ele disse ao Forkast News que provavelmente o administrador japonês encarregado do BTC começará a distribuição dos ativos restantes aos credores.
Em 2014, o Mt. Gox sofreu um hack que levou à perda de mais de 800.000 BTC e a seu colapso efetivo. Milhares de credores foram lesados e até hoje aguardam uma indenização.
Nobuaki Kobayashi foi nomeado administrador do BTC recuperado e recebeu a tarefa de determinar a maneira adequada para a distribuição dos ativos.
Em outubro de 2021, a maioria dos credores votou à favor de um regime de compensação, que foi enviado ao Tribunal Distrital de Tóquio para a aprovação.
“Dependendo da situação, é esperado que a ordem de confirmação se torne definitiva e vinculante em aproximadamente um mês a partir de hoje”, disse Kobayashi.
No entanto, os pagamentos aos credores ainda não se concretizaram e vários especialistas indicam que começará no segundo trimestre deste ano.
Depois de uma série de batalhas legais no Japão, Karpeles juntou-se ao clube dos 1% – gíria legal japonesa para aqueles indivíduos raros que realmente conseguem obter um veredicto de inocência.
Karpele não tem relação com o hack no Mt. Gox
Como um dos juízes presidentes apontou no julgamento, Karpeles não teve nada a ver com os Bitcoins perdidos e nunca teve a intenção de prejudicar a empresa ou desviar fundos. Seu único delito foi a instalação de um programa que tentou recuperar BTC perdidos, que estavam presos com a empresa desde sua aquisição em março de 2011.
Há uma medida de incerteza sobre a natureza dos pagamentos, com alguns sugerindo que ele poderia tomar a forma de fiat, enquanto outros argumentaram que ele será no BTC.
No entanto, especialistas alertaram que o pagamento de um grande cachê aos credores pode ter efeitos significativos nos mercados.
Se os pagamentos forem feitos em BTC, um grande número de credores poderá vender seus ativos para descontar os lucros que acumularam no ativo.
Na época da queda do Mt. Gox em 2014, 1 BTC era negociado em torno de US$ 320, e com os preços atuais na marca de US$ 40.000, os credores poderiam apenas vender. Isso teria o efeito de enviar preços em uma espiral descendente.
Após o desastre do Mt. Gox, Karpeles anunciou que estava começando a UNGOX, uma empresa que pretende se tornar uma agência de classificação para exchanges em todo o mundo.
Ele divulgou planos para criar um token não fungível (NFT) que dará aos ex-usuários do Mt. Gox acesso vitalício ao serviço da nova empresa gratuitamente.
O artigo Bitcoin roubado do Mt. Gox prestes a ser devolvido aos donos foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.