Preço do Bitcoin mantém-se estável apesar de maior correção dos mercados globais desde 2008

O preço do Bitcoin se estabilizou acima do suporte de US $ 8,5 mil, à medida que os mercados de ações continuavam a implodir com o medo dos investidores de contágio por Coronavírus.

Desde o início da semana, o preço do Bitcoin (BTC) caiu mais de US $ 38 bilhões, já que os mercados tradicionais também caíram mais de 10%. Conforme noticiado na grande mídia, o colapso desta semana dos maiores mercados de ações é a pior correção desde o crash de 2008 e mais de US $ 3,8 trilhões em valor foram perdidos enquanto as notícias diárias sobre o Coronavírus se espalhando pelo mundo dominavam as manchetes.

Os investidores agora estão se perguntando se o rali que impulsionou o preço do Bitcoin de US $ 6.400 para US $ 10.500 acabou e, à medida que o final do mês se aproxima, o Bitcoin está a caminho de registrar uma perda mensal em fevereiro pela primeira vez em 6 anos.

Na sexta-feira, o preço do Bitcoin parecia estar no segundo dia de encontrar estabilidade na zona de US $ 8.500 a US $ 8.750, enquanto os mercados tradicionais continuavam caindo. A queda livre entre altcoins também parece ter parado e o Chainlink (LINK), Huobi Token (HT) e o Tezos (XTZ) se destacam.

Crypto market daily price chart

Tabela de preços diários do mercado criptográfico. Fonte: Coin360

No momento da redação deste artigo, o preço do Bitcoin está formando mínimos mais altos e negociando acima do nó de alto volume do VPVR em US $ 8.750. Se o preço puder se sustentar acima de US $ 8.750, os traders poderão começar a se sentir mais confiantes em relação a um fundo ter sido atingido em US $ 8.432 e, à medida que eles abrirem posições longas, o preço poderá subir rapidamente através da diferença de volume no VPVR de US $ 8.870 a US $ 9123. Atualmente, 20-MA do indicador Bollinger Band reside.

Na semana que vem, uma grande quebra de volume impulsionada pela melhoria dos mercados de ações ou algumas notícias positivas relacionadas ao Coronavírus podem levar os compradores a pressionar o preço acima do nível de US $ 9.100 para US $ 9.300.

BTC USDT 6-hour chart

Gráfico de 6 horas do BTC USDT. Fonte: TradingView

O período de tempo mais curto também mostra a divergência da convergência da média móvel à beira de puxar acima da linha de sinal e, à medida que o volume de alta aumenta, outro ponto positivo é que as barras do histograma MACD encurtam e se aproximam de 0 no indicador. O índice de força relativa (RSI) também saltou do território de sobre-venda, atualmente registrando 37.

Como mencionado em uma análise anterior, o volume de negociação será o indicador para saber se está ocorrendo uma reversão de alta ou se os traders do dia estão simplesmente negociando níveis de suporte e recuperações excessivas para obter lucros rápidos.

BTC USDT daily chart

Gráfico diário BTC USDT. Fonte: TradingView

No curto prazo, seria encorajador ver o preço cruzar acima da média móvel da Bollinger Band para recuperar US $ 9.100, a fim de consolidar na faixa de US $ 9.100 a US $ 9.400 antes de chegar a US $ 9.500.

O suporte de US $ 8.500 também está alinhado com a média móvel de 128 dias e a perda desse suporte levantaria alguma preocupação, pois o histórico de preços mostra o preço do Bitcoin piorando quando abaixo do 128-MA.

Se o preço cair abaixo de US $ 8.500, os traders podem antecipar um salto de US $ 8.000, onde está o nível de retração de 61,8% em Fibonacci e, abaixo disso, há suporte em US $ 7.400, que é um pouco a retração de 78,6% em Fibonacci.

No momento, o mercado ainda está fraco e, enquanto indicadores como o MACD e o RSI estão fornecendo alguns símbolos positivos, o estado dos mercados tradicionais e a situação com o Coronavirus podem continuar a impactar negativamente os preços das criptografia na próxima semana.

O Crypto Fear and Greed Index, um indicador popular usado para avaliar a opinião dos investidores no setor, atualmente lê ‘Medo’ aos 38 anos.

Crypto Fear & Greed Index

Índice Crypto Fear & Greed. Fonte: Alternative.me

Isso mostra que os investidores continuam com baixa em relação à ação de preço de curto prazo no mercado de criptografia, mas é um fato bem conhecido que muitos comerciantes contrariam o sinal comprando Bitcoin quando o indicador é extremamente de baixa e vendendo quando é predominantemente otimista.

Obviamente, todo investidor deve fazer sua própria pesquisa antes de comprar ativos criptográficos, especialmente com o estado atual do mercado, mas também parece provável que os investidores verão em breve os preços do Bitcoin entre US $ 8.500 e US $ 7.400 como uma oportunidade para abrir posições longas. Mais traders avessos ao risco provavelmente tentarão comprar uma fuga acima de US $ 9.400- US $ 9.500.

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões da Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Você pode gostar...