Métrica de preço do Bitcoin sugere ‘forte reação’, já que BTC a US$ 56 mil começa a parecer ‘gravemente barato’
O desempenho atual do preço do Bitcoin não está enganando os analistas, já que o sinal de NVT avançado se junta àqueles que prevêem um renascimento dramático do BTC.
O Bitcoin (BTC) está “gravemente barato” em US $ 56.000 em relação à atividade da rede – e isso significa apenas uma coisa, diz um analista.
Em um tweet em 24 de novembro, Philip Swift, criador da plataforma analítica LookIntoBitcoin, destacou uma bandeira touro no sinal NVT (sigla de Valor da Rede para Transações, em inglês) avançado do Bitcoin.
Bitcoin “a fundo no território de sobrevenda”
O NVT avançado usa a capitalização de mercado do Bitcoin e o volume de rede para determinar até que ponto o BTC está sobrecomprado ou sobrevendido em um determinado ponto de preço.
Como Swift explica em uma apresentação à métrica, ela se baseia no NVT original, levando em consideração as mudanças nos hábitos dos investidores à medida que o Bitcoin amadurece ao longo do tempo.
O NVT avançadO é, portanto, a capitalização de mercado total do Bitcoin dividido pela média móvel de 90 dias do volume de transações de rede. Atualmente, está “a fundo no território de sobrevenda” e, quando isso acontece, logo segue-se um aumento de preço.
“O bitcoin está parecendo gravemente barato em relação à atividade de rede aqui em prazos elevados”, escreveu Swift.
“Esperando uma forte reação em um futuro não muito distante.”
Um gráfico a seguir mostra que o NVT avançado está agora em seu nível mais baixo desde o início de 2020, com exceção do crash do Coronavirus naquele ano e do banimento do mineradores na China de 2021.
Velhas mãos permanecem no controle
Como relatado pelo Cointelegraph, o NVT está longe de ser o único indicador na cadeia sinalizando uma reversão de tendência nas condições atuais.
Os valores do índice de força relativa (RSI) também estão sugerindo um aumento no preço do BTC, enquanto uma série de outros se recusam a cair, apesar do sentimento de enfraquecimento.
Em seu último boletim informativo semanal, The Week On-Chain, lançado na terça-feira, a empresa de análise da rede Glassnode observou ainda o “caso único” de detentores de curto prazo (STHs) controlando a menor quantidade de Bitcoin em três anos, enquanto os preços à vista permanecem relativamente perto de máximos históricos.
As carteiras STH são aquelas que gastaram Bitcoin nos últimos 155 dias.
“A baixa oferta de STH é típica no final dos mercados em baixa e nos primeiros mercados em alta, geralmente após longos períodos de acumulação”, escreveram analistas.
“Ver o fornecimento de STH tão baixo enquanto o preço está perto de ATHs é um caso relativamente único.”
LEIA MAIS:
- Mineradora de Bitcoin do Reino Unido quer aumentar sua capacidade em 240% com novo pedido de US$ 10 milhões em hardware
- Autoridade espanhola proíbe operações de short em meio à recessão causada por coronavírus
- Terça-feira mostra banho de sangue para altcoins, até 34% de queda nas 20 principais moedas