Preço do Bitcoin mantém suporte de US$ 8.500, enquanto temor do coronavírus derruba mercados globais
O preço do Bitcoin conseguiu recuperar brevemente o 200-DMA, mas os estilhaços dos mercados de ações em colapso parecem estar pesando nos preços das criptomoedas.
Hoje, os traders do Bitcoin encontraram sua solução e estão tentando reverter o curso dos ativos digitais, mesmo quando os mercados de ações em todo o mundo continuam caindo ao perceber que o coronavírus é uma ameaça real que permanecerá conosco por algum tempo.
O Dow Jones Industrial Average fechou com uma queda de 1.100 pontos (4,4%) e caiu mais de 10% na semana. O Nasdaq Composite também caiu 4,6%, para 8.566,48, e o S&P 500 sofreu um golpe semelhante, caindo 4,4%, fechando em 2.987,76. Segundo analistas de mercado, a queda de hoje representa o maior declínio diário da história recente.
Tabela de preços diários do mercado criptográfico. Fonte: Coin360
Atualmente, o preço do Bitcoin está perseguindo a média móvel de 200 dias depois de cair para uma baixa intra-dia em US $ 8.509. A recuperação de US $ 8.509 é encorajadora, pois mostra o apoio de US $ 8.500 e o período mais curto mostra a divergência da convergência da média móvel (MACD) tentando sair do território de sobrevenda.
No início do dia, o índice de força relativa (RSI) saltou de 23, uma baixa não observada desde 20 de dezembro, quando o indicador mostrava 20,83 e a linha MACD no período de 4 horas também se curvou para cima, mas ainda está a alguma distância da linha de sinal. .
Gráfico de 4 horas do BTC USDT. Fonte: TradingView
Os traders também notarão que as barras do histograma do MACD diminuíram de comprimento e ficaram rosa claro à medida que o volume de compras do Bitcoin aumentava.
Gráfico diário BTC USDT. Fonte: TradingView
Outro ponto positivo é que, no início do dia, os traders conseguiram retomar a média móvel de 200 dias, mas no momento da redação do preço do Bitcoin caíram abaixo dele novamente. É importante que o preço encontre suporte no 200-DMA, mas o intervalo visível do perfil de volume (VPVR) também sugere que a média móvel de 50 dias (US $ 9.230) e o nó de alto volume de US $ 9.254 a US $ 9.428 retrocederão como ponto de resistência.
Isso não é muito surpreendente, dado que US $ 9.500 foram uma resistência difícil de ser lançada para apoiar apenas em 5 de fevereiro.
No período de quatro horas, pode-se ver que um padrão de mínimos mais altos estava se formando, mas as mechas superiores longas de cada vela mostram que os comerciantes estão obtendo lucros em vez de posições longas.
Parece que a atual retração abaixo do 200-DMA está refletindo os mercados tradicionais que fecharam com mais um dia de perdas maciças.
Na situação atual, o volume de negociação será a última palavra sobre se o preço do Bitcoin manterá a atual tentativa de reverter o curso.
Gráfico diário do BTC USD. Fonte: TradingView
Em 26 de fevereiro, o colaborador da Cointelegraph Scott Melker twittou no gráfico acima e disse:
“Todo mundo está falando sobre isso ainda?”
Se o padrão inverso de cabeça e ombros mencionado por Melker fosse o ombro direito completo, o preço do Bitcoin poderia cair para tão baixo quanto $ 7.400. Daí o desejo dos touros que o preço do Bitcoin mantém acima do 200-DMA.
Se o preço quebrar abaixo da média móvel e cair abaixo do suporte em US $ 8.500, os traders procurarão uma recuperação no nível de retração de 61,8 Fibonacci (US $ 7.991). A falha em saltar no bolso dourado aumentaria a probabilidade de conclusão do padrão inverso de cabeça e ombros.
As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões da Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.