Pioneiro do Bitcoin, Hal Finney não é Satoshi Nakamoto, sugere nova investigação

Uma investigação conduzida pelo desenvolvedor Jameson Lopp compilou e-mails arquivados de 2010, dados de uma corrida de 10 milhas na Califórnia em 2009 e outras evidências para negar a possibilidade.

O pioneiro do Bitcoin, Hal Finney, estava disputando uma corrida de 10 milhas enquanto Satoshi Nakamoto respondia a e-mails e fazia transações com Bitcoin, sugerem relatos levantados sobre uma nova investigação em torno da identidade do criador do BTC.

Durante anos, especulou-se que o falecido cientista da computação Hal Finney poderia ter sido o criador do Bitcoin (BTC). Ele foi a primeira pessoa, além de Satoshi, a baixar e executar o software do Bitcoin e foi o primeiro destinatário de uma transação envolvendo o Bitcoin. Finney, no entanto, negou a tese até falecer em 2014.

Jameson Lopp, um autoproclamado cypherpunk e cofundador da empresa de custódia de Bitcoin Casa, também não acredita nessa tese. Em uma postagem publicada em seu blog pessoal em 21 de outubro, Lopp compartilhou novas evidências para questionar a teoria.

Correndo para enviar um e-mail

A principal evidência, segundo Lopp, gira em torno de uma corrida de 10 milhas realizada em Santa Barbara, Califórnia, no sábado, 18 de abril de 2009.

De acordo com os dados sobre a corrida, Finney foi um dos participantes, que teria tido início às 8:00 da manhã, horário padrão do Pacífico, e terminando a corrida 78 minutos depois.

O horário da corrida, no entanto, coincide com registros de data e hora de e-mails trocados entre Satoshi e um dos primeiros desenvolvedores do Bitcoin, Mike Hearn.

Hal Finney foi um lendário cypherpunk, mas ele não era Satoshi.
Hoje apresento minha pesquisa para sustentar essa afirmação.

— Jameson Lopp (@lopp)

“Acontece que Mike Hearn, um dos primeiros desenvolvedores do Bitcoin, estava trocando e-mails com Satoshi durante esse período”, explicou Lopp, referindo-se a e-mails arquivados que Hearn havia divulgado publicamente no passado.

“O que podemos inferir com tudo isso? Satoshi enviou o e-mail para Mike às 9h16, horário do Pacífico, dois minutos antes de Hal cruzar a linha de chegada.”

“Durante os 78 minutos em que Hal estava correndo, podemos ter certeza de que ele não estava interagindo com um computador”, acrescentou Lopp.

Hal Finney fotografado durante a corrida de 10 milhas em 18 de abril de 2009. Fonte: PhotoCrazy

Transação de Bitcoin

Enquanto isso, Lopp destacou dados on-chain para apoiar ainda mais sua alegação.

Os e-mails de Hearn mostram que Nakamoto enviou a Hearn 32,5 BTC em uma transação naquele mesmo dia.

Lopp apontou para essa transação que ocorreu no bloco 11.408, que foi minerado às 8:55 am PST – 55 minutos após a corrida de Finney.

Nakamoto confirmou essa transação – além de outra envolvendo 50 BTC – em um e-mail enviado às 18h16, que Lopp afirma ter sido enviado enquanto Finney ainda estava correndo.

Problemas de saúde

Enquanto isso, a análise também destacou que Satoshi estava desenvolvendo um código e postando em vários fóruns durante o período em que a batalha de Hal Finney contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) já havia afetado sua capacidade de usar um teclado.

Lopp citou uma postagem de 22 de agosto de 2010 da esposa de Hal Finney, Fran Finney, que disse que o casal participou da Cúpula da Singularidade de 2010 em São Francisco nos dias 14 e 15 de agosto e que a dura batalha de Finney contra a ELA diminuíra a  velocidade de digitação do cientista da computação de 120 palavras por minuto para um único “lento toque de dedo.”

O Bitcoin fica melhor se a identidade de Satoshi permanecer desconhecida. Um ser humano pode ser criticado e atacado politicamente. Um mito resistirá ao teste do tempo.

— Jameson Lopp (@lopp)

Durante a Cúpula da Singularidade, Nakamoto realizou quatro check-ins de código e escreveu 17 postagens em vários fóruns entre 14 e 15 de agosto de 2010, disse Lopp.

Lopp também observou várias diferenças no código de provas de trabalho reutilizáveis de Finney em comparação com o código original do cliente do Bitcoin.

No entanto, Lopp também reconheceu que poderia haver objeções às novas provas levantadas por ele.

Hearn publicou os e-mails em 2017 – sete anos após ela terem sido originalmente trocadas – e que foi em uma época em que outros Bitcoiners perderam a confiança nele por causa de desentendimentos sobre a melhor forma para aumentar a escalabilidade do Bitcoin.

Finney também poderia ter programado o envio dos e-mails e das transações com antecedência. Ou mesmo, Satoshi Nakamoto pode ter sido mais do que apenas uma pessoa, disse Lopp.

No entanto, Lopp defende que a criação do Bitcoin foi produto de um único desenvolvedor:

“Em todas as minhas pesquisas sobre Satoshi, ainda não encontrei nenhuma evidência que sugira que se tratava de um grupo de pessoas. Se fosse um grupo, então todos eles operavam no mesmo fuso horário, consistente em commits de código, e-mails e postagens em fóruns.”

Hal Finney infelizmente faleceu em agosto de 2014 em decorrência de complicações com a ELA.

LEIA MAIS

Você pode gostar...