Bitcoin perde suporte de US $ 7.000 após adiamento de ETF, altcoins sofrem grandes perdas
Os preços do Bitcoin (BTC) quebraram abaixo do nível de suporte de US $ 7.000 no final de 7 de agosto, atingindo mínimas na quarta-feira, 8 de agosto, desde meados de julho, quando 99 das 100 moedas do CoinMarketCap viram vermelho.
Visualização do mercado da Coin360
No momento da confecção deste texto, o BTC estava sendo negociado em torno de US $ 6.499, queda de cerca de 8,5 por cento no dia e encerrando três semanas turbulentas em que a maior criptomoeda ganhou e perdeu até 20 por cento.
Gráfico de preços semanais do Bitcoin. Fonte: Bitcoin Price Index da Cointelegraph
A movimentação de terça-feira abaixo de US $ 7.000 significa que a moeda quase completou o ciclo, já que rapidamente ganhou mais de US $ 1.000 em um período de dois dias, que terminou em 17 de julho.
Embora os comentaristas não tenham ficado claros quanto ao motivo por trás do súbito movimento de alta, os preços do Bitcoin continuaram subindo ao longo do último mês, atingindo altas de várias semanas de cerca de US $ 8.450 duas semanas depois.
Em agosto, apesar das notícias de uma plataforma de ativos digitais regulada da Intercontinental Exchange e da movimentação do Goldman Sachs para planejar uma oferta de custódia cripto, os mercados começaram a se deteriorar, com o Bitcoin perdendo cerca de 15% nos últimos sete dias.
As últimas baixas vieram horas depois de os reguladores dos EUA terem anunciado que estenderam o prazo para a aprovação de uma proposta de fundo negociado em bolsa (ETF) Bitcoin da SolidX e da VanEck.
Isso, segundo fontes, provocou uma queda de preços mais precipitada, enquanto outros, como a ex-executiva do Morgan Stanley Caitlin Long, argumentaram que a crescente adoção de produtos baseados em Bitcoin estava levando à supressão de preços, tuitando em 6 de agosto.
“Entramos na era de reservas fracionárias bitcoin.”
Altcoins também sofreram altas perdas nesta semana. O Ethereum (ETH), que não conseguiu igualar a alta do Bitcoin em julho, caiu ainda mais, sustentando cerca de 10% de perdas no dia no momento da confecção deste texto e perdas mensais em torno de 35%.
O ETH está sendo negociado em torno de US $ 3.666 no momento da publicação, comparando as baixas de 2018 observadas no início de abril.
Gráfico de preços de 7 dias do Ethereum. Fonte: Ethereum Price Index da Cointelegraph
Das dez principais moedas listadas na CoinMarketCap, a IOTA (MIOTA) e o EOS registraram as maiores perdas, ambas com queda de mais de 17% em um período de 24 horas, e negociadas a US $ 0,65 e US $ 5,90, respectivamente.
O Ripple (XRP) também está em queda em torno de 16,3 por cento no dia, sendo negociado em torno de US $ 0,34 no momento da confecção deste texto.
O valor total de mercado está agora em torno de US $ 229 milhões até o momento da confecção deste texto, um número visto pela última vez em novembro de 2017.
Gráfico da capitalização de mercado total de todas as criptomoedas da CoinMarketCap
Fonte: Cointelegraph