Pagamentos em Bitcoin diminuem à medida que outras criptomoedas crescem
Em 2021, o uso do Bitcoin por comerciantes que usam BitPay caiu para cerca de 65%, abaixo dos 92% em 2020.
A BitPay Inc., um dos processadores de pagamentos em criptomoedas mais conhecidos do mundo, viu uma mudança no tipo de ativos digitais usados para compras no ano passado, de acordo com uma reportagem da Bloomberg.
De acordo com o BitPay, o uso do Bitcoin (BTC) por empresas que usam seu sistema de pagamento caiu no ano passado para cerca de 65% das transações processadas, abaixo dos 92% em 2020. Junto com essa mudança, o Ether (ETH) representou 15% de todas as transações, enquanto outras moedas, como Litecoin (LTC) e Dash, aumentaram sua parcela.
As empresas começaram a usar stablecoins com mais frequência para pagamentos internacionais desde novembro, quando os valores das criptomoedas estavam se depreciando. Os consumidores também começaram a usar stablecoins porque seu valor é constante, resultando em menos risco no mercado de criptomoedas notoriamente volátil, conforme o relatório.
A crescente popularidade das stablecoins contribuiu em parte para o uso de moedas alternativas para pagamentos. O Dogecoin (DOGE), por exemplo, ficou famoso no ano passado por causa dos seus seguidores, como o CEO da Tesla, Elon Musk, que anunciou na sexta-feira que o DOGE pode ser usado para comprar produtos relacionadas à Tesla.
A tendência sugere que as pessoas estão guardando Bitcoin em vez de gastá-lo. Os preços do Bitcoin aumentaram 60% em 2021, independentemente da volatilidade do quarto trimestre. De acordo com a BitPay, a maioria das transações de criptomoedas do ano passado foram em itens de luxo, como joias, relógios e automóveis.
Baleias nunca guardaram tanto bitcoin pic.twitter.com/a9jxAV3Mxp
— zerohedge (@zerohedge) 16 de janeiro de 2022
Os volumes de transações para artigos de luxo aumentaram 31% em 2021, de 9% em 2020, de acordo com Stephen Pair, CEO da BitPay. O volume de pagamentos aumentou 57% em geral em 2021.
LEIA MAIS:
- ‘Se parece bom demais para ser verdade, é porque é!’, alerta colunista da Folha sobre pirâmides de Bitcoin
- Será que o modelo Stock-to-Flow (S2F) pode realmente ajudar a prever o preço do bitcoin?
- Investimento em startups brasileiras, incluindo blockchain, movimentou US$ 180 milhões em outubro, diz estudo