Bitcoin é ‘de grande preocupação’, alerta funcionária do banco central da Irlanda

Os investidores em criptomoedas devem estar prontos para perder todas as suas participações, de acordo com o diretor de conduta financeira do banco central da Irlanda.

A diretora geral do banco central da Irlanda para conduta financeira é o mais recente funcionário a apontar as emissões do Bitcoin (BTC) e da indústria de criptomoedas após uma grande liquidação do mercado.

A popularidade crescente de criptomoedas como o Bitcoin é “uma grande preocupação”, alertou Derville Rowland, do Banco Central da Irlanda, recentemente.

“Criptoativos são um investimento bastante especulativo e não regulamentado” e os investidores devem estar “realmente cientes de que podem perder todo esse investimento” Rowland afirmou depois que os mercados de criptomoedas perderam quase US$ 1 trilhão em questão de dias após uma das maiores liquidações históricas de criptomoedas.

A perspectiva de Rowland sobre a criptomoeda deverá contribuir para a regulamentação global do espaço, uma vez que a funcionária assumirá como presidente do Comitê Permanente de Gestão de Investimentos da Autoridade Europeia de Valores Mobiliários (ESMA) em julho. No início deste ano, a autoridade financeira destacou as mesmas preocupações em torno da criptomoedas, afirmando que esses tipos de ativos não são regulamentados e representam riscos significativos para os investidores devido à sua natureza altamente volátil.

Como uma das principais executivas do banco central da Irlanda, Rowland é conhecida por sua postura rígida em relação a violações financeiras, bem como por seu envolvimento direto nas principais investigações para severa aplicação da lei. Em março, o banco central multou a maior corretora de ações da Irlanda, Davy, por violar as regras do mercado, levando a empresa a se colocar à venda.

Além de apontar o dedo para a criptomoeda, Rowland também supostamente delineou o problema da “gamificação” dos investimentos em ações, referindo-se à negociação coordenada por meio de plataformas de mídia social, incluindo o short squeeze da GameStop coordenado pelo Reddit. O responsável disse que a ESMA e o banco central da Irlanda têm debatido esta questão. Embora ainda não haja um cronograma para novas regras, as regulamentações precisam ser “neutras em termos de tecnologia, para que você não obtenha melhores proteções em processos baseados em papel mais antigos do que em processos online”, disse Rowland.

Vários funcionários do banco central deram o alarme sobre investimento em criptomoedas recentemente. No início de maio – antes de uma queda nos mercado cripto – o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, alertou que as criptomoedas não têm valor intrínseco e que as pessoas só devem comprá-las se estiverem dispostas a perder seu dinheiro. Na semana passada, o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, criticou o Bitcoin, argumentando que a maior parte das negociações era especulativa.

LEIA MAIS

Você pode gostar...