‘NFTs do Bitcoin’ são lançados na Litecoin após desafio valendo 22 LTC

Primeira informação incluída usando fork do software ord foi o white paper da solução Mimblewimble

A febre dos ‘NFTs do Bitcoin’, chamados de Ordinals, foi levada até a Litecoin (LTC) no sábado (18). Respondendo a um desafio feito no Twitter, o usuário que se identifica na rede social como Crypto Anthony fez um fork do software criado para o Bitcoin (BTC), disponibilizando a criação de imagens em unidades de LTC. 

Valendo 22 LTC

O desafio foi criado na última quinta-feira (16), por um usuário que se identifica no Twitter como Indigo. Inicialmente, o prêmio para quem conseguisse replicar o software usado na inscrição de Ordinals dentro da Litecoin era de 5 LTC.

Outras quatro pessoas, também interessadas no resultado, acrescentaram 17 LTC ao prêmio, totalizando 22 LTC. Na cotação média de US$ 100 do sábado, o prêmio em LTC foi de pouco mais de US$ 2.200.

Após dois dias, Crypto Anthony compartilhou em seu Twitter que uma versão do ord para a Litecoin havia sido criada. Um link para o repositório do projeto no GitHub também foi publicado. 

No domingo (19), o primeiro Ordinal foi criado diretamente na blockchain da Litecoin. O arquivo escolhido foi o white paper do Mimblewimble, solução para aumentar a privacidade e escalabilidade da Litecoin, publicada em maio de 2022.

O que são Ordinals?

Ordinals são como tokens não-fungíveis da rede do Bitcoin, possibilitados através do software “ord”, criado pelo desenvolvedor Casey Rodarmor no fim de janeiro. Em suma, Ordinals são informações alocadas nas menores unidades de BTC, chamadas de satoshis. Além de imagens, é possível incluir textos, vídeos e arquivos de áudio.

É importante ressaltar que, diferente dos NFTs da rede Ethereum, cujos metadados do token são mantidos fora dele, os dados dos Ordinals estão inscritos no próprio satoshi. Ou seja, as informações de Ordinal, seja uma imagem ou um vídeo, só desaparecem com o fim da blockchain do Bitcoin.

O uso da blockchain do Bitcoin para a criação de NFTs, processo chamado de Inscrição no caso dos Ordinals, gerou críticas por parte da comunidade. As reclamações se dão devido ao aumento nas taxas da rede, que dificultam o uso do Bitcoin por parte de pessoas de menor poder aquisitivo. Adam Back e Luke Dashjr são alguns dos que defendem esse ponto de vista.

De qualquer forma, o número de Inscrições de Ordinals segue crescendo. Na primeira semana de fevereiro, foram criados 13.054 Ordinals. Esse número cresceu 525% quando, na segunda semana de fevereiro, foram criados 81.617 Ordinals. Assim, é compreensível que existam pessoas interessadas em levar o software ord até a Litecoin, que é um hard fork do Bitcoin.

Leia mais:

Você pode gostar...