“Bitcoin não é um meio de pagamento”, diz executivo da criptomoeda do Facebook
“O mundo precisa de nós”, disse o vice-presidente da Libra Association, Dante A. Disparte, se referindo à criptomoeda do Facebook em comparação ao Bitcoin. O comentário foi feito durante sua participação na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas, Nevada (EUA).
De acordo com o Coindesk, ao mesmo tempo em que Dante enalteceu a característica da Libra, também criticou o Bitcoin. Ele afirmou que apesar do Bitcoin ser incrivelmente excitante, “ele não é um meio de pagamento”.
“Simplesmente não é”, afirmou, dando destaque à escassez da criptomoeda como a responsável pelo sucesso — o valor de mercado do Bitcoin é de US$ 150 bilhões, segundo o Coinmarketcap.
Segundo ele, o degrau mais baixo da escada da mobilidade econômica é o acesso ao pagamento e as criptomoedas não estão fazendo esta parte.
Por esse motivo, disse, que veio seu interesse pelo que o Facebook estava construindo — Dante assumiu a Associação Libra em junho de 2019.
Libra e Bitcoin
Sobre um problema complexo que é a adoção em massa das criptomoedas, Dante disse que a Libra trabalha em eliminar o custo.
“Como você remove características que basicamente impedem de dar às pessoas o acesso a esses tipos de pagamentos?”, questionou.
A companhia de Mark Zuckerberg anunciou em junho do ano passado o lançamento da Libra.
A provável stablecoin, que são moedas estáveis como o Tether, por exemplo, está prevista ainda para este ano.
No entanto, o projeto tem encontrado resistências regulatórias nos EUA e a Libra deve demorar mais que o previsto para entrar em circulação.
Bitcoin é ouro digital
Há dois meses, o ex-diretor do setor de blockchain do Facebook e atual cabeça no projeto Libra, David Marcus, disse o seguinte:
“O Bitcoin é ouro digital, mas não é uma boa moeda para transações”.
Ele explicou sua visão sobre a criptomoeda. Para ele, o Bitcoin é como o ouro porque você pode guardá-lo como um investimento, assim como as pessoas fazem com o metal precioso.
No entanto, explicou, a drástica volatilidade faz do Bitcoin uma má opção para as pessoas que precisam de um sistema para enviar remessas através das fronteiras.
“As pessoas não usam Bitcoin para pagar por coisas justamente porque ele é muito volátil. Seu propósito é completamente diferente”.
- Leia também: Justiça avisa Polícia Federal que sócios da BWA não podem deixar o Brasil; Paulo Bilibio já está no EUA
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br
O post “Bitcoin não é um meio de pagamento”, diz executivo da criptomoeda do Facebook apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.