Bitcoin pode despencar novamente depois de lançamento de ETF nos EUA, segundo o JP Morgan

Expectativa do mercado é que novo presidente da SEC dos EUA aprove o primeiro ETF de Bitcoin negociado nos Estados Unidos.

A expectativa para o lançamento de um ETF (fundo negociado em bolsa) de Bitcoin (BTC) em 2021 traz também um alerta de possível correção drástica, segundo analistas do gigante financeiro JP Morgan. A matéria é do CriptoFácil.

Para os analistas do JP Morgan, um ETF de Bitcoin poderia gerar um fluxo de dinheiro de outros fundos institucionais, como o Bitcoin Investiment Trust da Grayscale, um dos fundos que mais comprou BTC no mundo em 2020. Atualmente, a gestora tem 600.000 BTC sob gestão.

A expectativa por um ETF de Bitcoin e de criptomoedas vem de longa data e ganhou peso em 2020 depois do anúncio de acordo entre a gestora brasileira Hashdex e a bolsa norte-americana Nasdaq para o lançamento de um ETF de BTC. Recentemente, a gestora VanEck também causou alvoroço no mercado ao também pedir um registro de ETF de BTC.Segundo o JP Morgan, a longo e médio prazo a maior concorrência entre ETFs e fundos de investimento poderá ser benéfica ao mercado, mas a curto prazo pode afetar negativamente o preço do BTC, tirando dinheiro dos fundos de BTC e migrando para os ETFs, já que os fundos hoje são a única exposição ao Bitcoin para grandes instituições.

A migração dos fundos para os ETFs também pode afetar os prêmios dos fundos, já que os valores hoje são negociados com uma porcentagem de àgio em relação ao preço de mercado, impactando também a popularidade de fundos como o GBTC. Por isso, as gestoras podem optar por vender BTCs para pagar os resgates aos investidores, bem como os próprios investidores institucionais podem migrar em massa para o ETF.

O artigo do JPMorgan diz:

“A perspectiva de um ETF de Bitcoin e a diminuição do prêmio do GBTC também pode levar alguns investidores institucionais que compraram no segundo semestre do ano passado a vender quando seu bloqueio de seis meses expirar, pressionando ainda mais os prêmios do GBTC”

O otimismo com a aprovação de um ETF de Bitcoin e de outras criptomoedas cresce com a expectativa do novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos EUA (SEC), Elad Roisman, um conhecido entusiasta do mercado cripto, que depende de aprovação do senado do país.

O ETF de Bitcoin que é uma parceria entre a Hashdex e a Nasdaq, o primeiro do tipo no mundo, já é negociado na Bolsa de Valores de Bermudas desde setembro de 2020, como noticiou o Cointelegraph Brasil.

Outros ETFs de criptomoedas também já são negociados ao redor do mundo, com um ETF de Ether lançado na Bolsa de Valores de Toronto, no Canadá, em dezembro do ano passado.

LEIA MAIS

Você pode gostar...