Todo o Bitcoin está sendo comprado, segundo a CryptoQuant
O Bitcoin enfrenta uma grave crise de liquidez conforme a demanda pela moeda digital atinge níveis sem precedentes.
De acordo com os analistas da CryptoQuant, a demanda mensal disparou de 40.000 BTC no início do ano para impressionantes 213.000 BTC atualmente. Esse aumento é atribuído ao crescente saldo total de endereços de acumulação, indicando um maior interesse dos investidores em proteger o Bitcoin.
Crise de liquidez do Bitcoin atinge o mercado de criptomoedas
Os fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin nos EUA contribuem significativamente para o aumento da demanda por BTC. Os saldos de BTC desses ETFs, excluindo o GBTC, aumentaram drasticamente. De fato, entre os dias 25 de fevereiro a 17 de março, seus saldos aumentaram de 117.000 para 185.000 BTC.
Essa tendência reflete o papel crucial que os investimentos institucionais por meio de ETFs à vista estão desempenhando na ampliação da demanda por Bitcoin.
Além disso, o apetite por BTC entre os grandes detentores, ou “baleias”, também está aumentando de forma parabólica. O crescimento ano a ano no saldo total de baleias de Bitcoin – aquelas que detêm entre 1.000 e 10.000 BTC – atingiu um recorde histórico de 1,57 milhão de BTC, marcando uma aceleração significativa de 874.000 BTC no início de 2024.
Ao mesmo tempo, a liquidez do lado da venda do Bitcoin passa por uma tendência de queda. A quantidade total visível de Bitcoin nas principais entidades diminuiu para 2,7 milhões de BTC. Essa é uma queda acentuada em relação ao recorde histórico de 3,5 milhões de BTC em março de 2020.
Demanda em alta
Esse desequilíbrio entre a demanda recorde e a diminuição da liquidez do lado do vendedor levou a uma baixa histórica no estoque líquido de Bitcoin. As estimativas sugerem que a liquidez atual do sell-side só pode satisfazer a demanda crescente nos próximos doze meses, assumindo a demanda apenas dos endereços acumulados.
Leia mais: Previsão de preço do Bitcoin para 2024 / 2025 / 2030
Essa situação se torna ainda mais crítica quando se considera a exclusão do BTC em exhanges fora dos EUA, com o estoque líquido caindo para apenas seis meses de demanda. Essa exclusão baseia-se na premissa de que os ETFs de Bitcoin à vista dos EUA obtêm Bitcoin principalmente dentro do país.
“A demanda recorde de Bitcoin combinada com o declínio da liquidez do lado da venda resultou na queda do estoque líquido de Bitcoin para o nível mais baixo de todos os tempos em termos de meses de demanda… Um estoque líquido em declínio daria suporte a preços mais altos”, escreveram os analistas da CryptoQuant.
A convergência desses fatores sinaliza um futuro de alta do preço do BTC. De fato, o CEO da CryptoQuant, Ki Young Ju, acrescentou que, nessas condições, as correções de preço “implicam em uma redução máxima de cerca de 30% nos mercados em alta, com um prejuízo máximo de US$ 51.000”.
O artigo Todo o Bitcoin está sendo comprado, segundo a CryptoQuant foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.