Bitcoin salta para US $ 49.000 em meio a temores de inflação nos Estados Unidos

A corrida para a chamado preço de porto-seguro aparece apesar das preocupações de que o Federal Reserve reduziria seu programa de compra de ativos de US $ 120 bilhões por mês.

O Bitcoin (BTC) subiu em 18 de setembro, conforme o foco mudou para a reunião de política do Federal Open Market Committee (FOMC), na esteira dos números de inflação mais baixos na última terça-feira.

O exchange rate BTC / USD se aproximou de US $ 49.000 na Coinbase, atingindo US $ 48.825 antes de cair no sentimento de realização de lucro provisório. No entanto, o movimento ascendente aumentou as expectativas de que o par atingiria $ 50.000, um alvo de resistência psicológica, nas próximas sessões.

Receios de inflação impulsionam demanda de Bitcoin

O mercado de Bitcoin recebeu um impulso de temores de uma inflação persistentemente mais alta, apesar de um relatório do índice de preços ao consumidor (IPC) mais fraco divulgado em 13 de setembro.

Os dados mostraram que o IPC dos EUA subiu 5,3% em agosto, em comparação com 5,4% no mês anterior. Os mercados receberam a notícia com reações mistas a esses números, com alguns aplaudindo que o núcleo da inflação saiu abaixo das expectativas, enquanto outros apontando que a inflação ainda estava em níveis ridiculamente altos – com 5,3% sendo um dos maiores números em mais de uma década para o IPC.

“Gosto de olhar para os dados de inflação em um sentido mediano (então, em vez de ter uma categoria maluca dirigindo tudo, olhamos para o centro da distribuição, em 82 categorias, igualmente ponderadas)”, disse Jens Nordvig, o fundador dos dados da empresa de análise Exante Data. Ele adicionou:

“Na métrica [mediana], o número [da inflação] não era baixo.”

Mais sinais de alta para o Bitcoin apareceram com os analistas da TD Securities observando que o Federal Reserve pode atrasar a redução planejada de sua política de compra de ativos de $ 120 bilhões mensais após o relatório de inflação mais suave do que o esperado.

Além disso, Anthony “Pomp” Pompliano, sócio da Pomp Investments, alertou que uma inflação sustentada de 5% faria com que os americanos assistissem à evaporação de suas economias.

“A única maneira de se proteger neste ambiente é ter certeza de que você está investindo”, disse Pomp em uma nota a clientes.

“Quanto mais investimentos em mercados, sejam ações, imóveis, criptomoedas etc., melhor para você.”

O dólar sobe em conjunto

Acontece que a taxa de câmbio BTC / USD deu um salto de 4,85% no dia da divulgação dos dados de inflação.

O par subiu mais 2,17% na quarta-feira, com seus preços fechando acima de $ 48.000. Seus preços começaram a se consolidar nas duas sessões seguintes, apenas para avançar para US $ 49.000 no sábado.

Surpreendentemente, o índice do dólar americano (DXY) também subiu como o Bitcoin, repetindo que os macro investidores mudaram o capital para ativos que consideravam seu porto seguro após o relatório de inflação. O índice, que mede o dólar em relação a uma cesta das principais moedas estrangeiras, subiu 0,41% na sexta-feira, para 93,246, seu nível mais alto em setembro.

Bitcoin and the US dollar index rise following mixed inflation outlook. Source: TradingView.com

Mais pistas para o Bitcoin e os mercados de dólar devem ser esperados a partir da reunião do FOMC da próxima semana.

As autoridades do Fed concordam que começarão a reverter suas políticas monetárias frouxas até o final deste ano. Mas o relatório da folha de pagamento não agrícola (NFP) no início deste mês mostrou que o mercado de trabalho dos EUA não havia se recuperado totalmente.

Isso levaria o Fed a suspender seus planos de redução, e qualquer outro atraso poderia acarretar tanto a força do Bitcoin quanto a fraqueza do dólar.

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões de Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Você pode gostar...