Samson Mow afirma que o Bitcoin é ruim para pagamentos, mas a Lightning resolve esse problema
O diretor de estratégia da Blockstream, Samson Mow, diz que o Bitcoin é ruim para pagamentos, mas a Lightning Network resolve esse problema.
O diretor de estratégia (CSO) da Blockstream , Samson Mow, disse que o Bitcoin (BTC) é ruim para pagamentos, mas a Lightning Network resolve esse problema.
Mow – que também é cofundador da BTCC – fez suas observações em uma entrevista para o blog SFOX em 15 de agosto.
A Lightning muda toda a equação
Mow admitiu que ele ainda não tem um caso de uso diário para o Bitcoin (BTC), dizendo que, na vida cotidiana, ele ainda usa cartão de crédito, não criptomoeda. A principal cripto, argumentou ele, é projetada de tal maneira que tem um propósito totalmente diferente:
“Ele (BTC) é mais uma reserva de valor e um meio de transferência de riqueza. Não é algo que você usaria todos os dias para fazer pagamentos. Eu já disse isso antes e as pessoas se viraram contra mim e disseram que eu odeio o Bitcoin, mas o Bitcoin é ruim para pagamentos.”
Para pagamentos, disse Mow, temos a Lightning Network: instantânea e virtualmente gratuita – projetada exatamente tendo os pagamentos diários em mente.
Como sistema de pagamento, ele lembrou, o Bitcoin leva dez minutos, em média, para as transações serem liquidadas. Como esta é uma média, pode levar também até três horas, algumas vezes.
E enquanto Mow pode ainda estar usando cartão de crédito, ele observou que a Lightning – como uma rede virtualmente sem taxas – tem o potencial de mudar a toda a equação, uma vez que ela alcance ampla adoção.
Existe o Bitcoin e existe todo o resto
O Bitcoin está em uma classe própria, argumentou Mow. Desde que seu criador desapareceu, nenhuma pessoa ou entidade o está apoiando, negociando ou controlando ativamente. Ele disse:
“Alguém cunhou a frase ‘O Bitcoin teve um nascimento virginal.’ Nenhuma das altcoins tem isso. Elas são cópias do conceito do Bitcoin […] sem esse tipo de nascimento virginal […] qualquer um é capaz de afirmar a autoridade sobre a rede e controlar o roteiro ou ter influência sobre ela.”
Mow afirmoudurante o verão que a alt do Facebook, o “Libra está todo errado“, observando que o projeto tinha o confuso objetivo de ser aberto e fechado ao mesmo tempo. Ele propôs que o titã da mídia social “deveria ter usado o Bitcoin”.