ETFs de futuros de Bitcoin provavelmente serão adiados até 2022, diz a empresa de pesquisas CFRA

A incerteza regulatória pode ser a causa de ainda mais atrasos na aprovação dos tão esperados produtos Bitcoin negociados em exchanges.

Os investidores de criptoativos podem ter que esperar mais tempo por um produto de futuros Bitcoin (BTC) negociado em exchanges, de acordo com Todd Rosenbluth, diretor sênior de fundos negociados em exchange (ETF) e pesquisa de fundos mútuos da empresa de pesquisas CFRA.

Falando no ETF Edge da CNBC na terça-feira, Rosenbluth afirmou que embora um produto futuro de Bitcoin provavelmente seja o primeiro ETF de criptomoeda a obter aprovação, ele advertiu que a atual situação regulatória turva pode causar mais atrasos.

Existem mais de 20 produtos negociados em exchanges baseados em cripto-ativos aguardando aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, e o regulador ainda não aprovou nenhum, em vez disso, empurrou com a barriga em várias ocasiões.

O pesquisador sugeriu que os reguladores podem estar esperando que todos esses produtos atendam às suas metas para que possam ser aprovados ao mesmo tempo para evitar uma “vantagem de pioneiro”, antes de adicionar:

“É possível – na verdade, achamos que é provável – que veremos um atraso de um ETF de futuros de Bitcoin para 2022, até que o ambiente regulatório esteja mais claro.”

O CEO da Van Eck Associates, Jan van Eck, comentou que a principal preocupação da SEC é a discrepância entre os preços reais do Bitcoin e o preço do contrato futuro, além do potencial de os fundos ficarem muito grandes.

Quando há uma alta do Bitcoin, as estratégias de futuros podem ter um desempenho inferior em até 20% ao ano, afirmou ele antes de acrescentar: “A SEC quer ter alguma visibilidade os  sobre mercados de Bitcoin subjacentes”.

Van Eck também sugeriu que o regulador precisa ganhar mais controle sobre o comércio de criptomoedas, o que parece estar tentando com suas ameaças recentes contra a Coinbase e o produto de empréstimo de moeda estável da exchange. Outras plataformas de negociação populares, como Robinhood, já são regulamentadas e registradas como corretoras.

Qualquer especulação sobre um possível atraso pode atingir o preço do Bitcoin, já que os analistas sugeriram que grandes investidores podem estar comprando o BTC em antecipação à aprovação do ETF este mês. O ativo subiu 37,5% na última quinzena até atingir o pico de US$ 58.000 na terça-feira, mas mais procrastinação regulatória pode anular o atual impulso do mercado.

O analista sênior de ETF da Bloomberg, Eric Balchunas, ainda está confiante de que há 75% de chance de que um ETF seja aprovado este mês.

No início deste mês, a SEC estendeu o prazo de quatro ETFs BTC – Global X Bitcoin Trust, Valkyrie XBTO Bitcoin Futures Fund, WisdomTree Bitcoin Trust e Kryptoin Bitcoin ETF – por 45 dias.

Em setembro, o Bitcoin ETF de VanEck, apoiado fisicamente, foi adiado pela segunda vez este ano, com uma data de decisão marcada para 14 de novembro pela SEC.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...