Bitcoin e Ethereum tentam livrar-se da SEC dos EUA enquanto desafios macroeconômicos se aproximam

A ação dos preços do BTC e do ETH continuará a ser afetada por eventos macroeconômicos , diz a QCP Capital, às vésperas de uma semana que promete ser “cheia de ação” para a volatilidade das criptomoedas.

O Bitcoin (BTC) e o Ether (ETH) devem voltar a encarar a volatilidade – mas não graças aos reguladores “desdentados” dos Estados Unidos, diz uma nova análise.

Em sua mais recente atualização de mercado publicada em 9 de junho, a empresa de trading QCP Capital disse aos participantes do mercado que se preparassem para uma ação de preço alimentada por eventos macroeconômicos para o BTC e o ETH.

QCP Capital: “guerra” às criptomoedas declarada pelos EUA vai continuar

A poeira ainda está baixando no âmbito do próprio mercado cripto – mais especificamente no que diz respeito às ações judiciais contra as exchanges Binance e Coinbase movidas pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

Mais turbulências virão no futuro, acredita a QCP, já que o ambiente macroeconômico se tornará muito mais imprevisível a partir da semana que vem.

A SEC e o seu presidente, Gary Gensler, no entanto, mesmo que continuem a perseguir as criptomoedas indiscriminadamente, não provocarão a desvalorização em massa dos preços dos ativos que alguns temem.

“Mais uma vez, Gensler e seus comparsas da SEC impuseram a questão dos ‘valores mobiliários à indústria. No entanto, como afirmamos antes, o BTC/ETH continuará a tratar a SEC como um adversário desdentado – especialmente porque está claro que o termo ‘valor mobiliário’ não se aplica a nenhum dos dois”, escreveu.

“À medida que mais e mais reivindicações rebuscadas da SEC vêm à luz, fica cada vez mais claro que tudo o que eles estão procurando são manchetes sensacionalistas que levem a um acordo final gordo. Afinal, Gensler provou ser o mais capitalista de todos os reguladores.”

O que poderia colocar o gato entre os pombos, adverte a QCP, é o Departamento de Justiça dos EUA ou outros braços do governo federal.

“Se um deles se envolver, o caso fica mais sério e todas as apostas serão canceladas”, continuou.

“No entanto, esperamos que haja mais e mais ataques do governo Biden às criptomoedas, inclusive por conta da temporada eleitoral no ano que vem.”

Os dias que se seguiram aos processos da SEC contra as duas exchanges até agora viram o sentimento do mercado de cripto resistir à pressão da agência reguladora, com o Índice de Medo e Ganância das Criptomoedas permanecendo enraizado em 50/100 – ou seja, em território “neutro”.

Índice de Medo e Ganância das Criptomoedas (captura de tela). Fonte: Alternative.me

Preço do Bitcoin se consolida em uma semana “cheia de ação”

Além da própria SEC, enquanto isso, os dados macroeconômicos a serem divulgados na semana que vem podem fornecer um novo gatilho para os mercados.

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos EUA de maio será divulgado em 13 de junho, juntamente com uma atualização da política monetária do Banco Central dos EUA (Fed), que indicará os próximos passos para as taxas de juros de referência.

“Mirando os próximos dias, também teremos uma semana repleta de ação no cenário macroeconômico – com o índice de inflação dos EUA, a reunião do FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto) de junho (incluindo projeções trimestrais das taxas de juros do Fed) e outras grandes reuniões de bancos centrais ocorrendo”, observou a QCP.

A análise também sinalizou mudanças na Conta Geral do Tesouro, capazes de sugar a liquidez do sistema monetário e, ao fazê-lo, apresentar um potencial obstáculo para a valorização dos ativos de risco em geral no curto e médio prazos.

Essa teoria está no radar de outras figuras conhecidas do espaço cripto, incluindo o ex-CEO da BitMEX, Arthur Hayes, que a monitora desde o início de 2023.

A perspectiva otimista da QCP decorre do fato de o par BTC/USD continuar a manter os principais níveis de suporte apesar da turbulência recente. Especialmente a média móvel exponencial (EMA) de 200 semanas.

O par BTC/USD era negociado por cerca de US$ 26.600 na Bitstamp no momento da redação deste artigo, de acordo com dados do Cointelegraph Markets Pro e da TradingView.

Gráfico de 1 hora BTC/USD (Bitstamp). Fonte: TradingView

 

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo movimento de investimento e negociação envolve riscos, e os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.

LEIA MAIS

Você pode gostar...