ETF de BTC não acontecerá nos EUA em 2021, diz cofundador da Wilshire Phoenix
A SEC dos Estados Unidos pode não aprovar um fundo negociado em bolsa de Bitcoin até 2023, de acordo com um ex-aspirante de ETF BTC.
William Cai, cofundador da firma de investimento Wilshire Phoenix, é a última pessoa a lançar dúvidas sobre a possibilidade de aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) Bitcoin (BTC) nos Estados Unidos em 2021.
Falando ao Business Insider, Cai observou que um Bitcoin ETF em 2021 é improvável, pois ele ofereceu 2022 e 2023 como os primeiros prazos possíveis para a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA dar luz verde a um ETF BTC.
Vários aspirantes ao Bitcoin ETF atualmente têm aplicações com a SEC, incluindo a empresa de gestão de fundos Global X, que apresentou no início de julho.
A SEC até agora optou por adiar sua decisão sobre a apresentação pendente do ETF, e Cai espera que a comissão negue esses pedidos, declarando: “Achamos que todos vão ficar presos.”
Cai tem alguma experiência com o manuseio da SEC de aplicações de ETF Bitcoin. Conforme reportado anteriormente pelo Cointelegraph, a comissão rejeitou a aplicação do ETF Bitcoin de Wilshire Phoenix em fevereiro de 2020, para grande decepção da empresa.
De acordo com Cai, apesar da mudança de guarda na liderança da SEC com Gary Gensler como o novo presidente, a posição da comissão sobre os ETFs Bitcoin permanece a mesma. “Não vi nada que sugira que houve uma mudança em seu pensamento”, acrescentou Cai.
Como parte da entrevista, o cofundador do Wilshire Phoenix afirmou que a manipulação de preços continua sendo uma grande preocupação para a SEC.
Cai não é a única pessoa a lançar dúvidas sobre um ETF Bitcoin que acontecerá em 2021. Em junho, Greg King, CEO da Osprey Funds, emissora de fundos Bitcoin, marcou 2022 como a estimativa mais rápida para um ETF BTC aprovado pela SEC.
Na época, King afirmou que os ETFs de Bitcoin não estavam no topo da lista de prioridades da SEC. Cai também ofereceu o mesmo argumento, dizendo à Insider que a comissão estava focada em regular o estoque de memes, conformidade ambiental, social e de governança, e a oferta pública inicial da Robinhood.
VEJA MAIS: