ATMs de Bitcoin ignoram baixa do mercado e registram nova marca histórica

Na metade de 2022, os números de instalação de caixas eletrônicos BTC caíram 89,75% em maio, seguidos por uma rápida recuperação em junho

As instalações de caixas eletrônicos Bitcoin ( BTC ) caíram consistentemente ao longo do ano, com maio relatando o menor número de 205 instalações de ATM. No entanto, em junho, foram instaladas mais de 882 instalações de ATM apenas nos primeiros dez dias.

Gráfico mostrando a variação líquida do número de máquinas de criptomoeda instaladas e removidas mensalmente. Fonte: Radar ATM de moedas

Conforme evidenciado pelo gráfico acima, a queda de maio de 2022 atingiu um intervalo que foi visto pela última vez há três anos em 2019.

Nos últimos dois anos, em 2020 e 2021, as instalações de caixas eletrônicos de Bitcoin cresceram consistentemente devido a cenários regulatórios mais amigáveis ​​em meio a um mercado recompensador, quando vários as criptomoedas atingiram seus máximos de todos os tempos momentaneamente.

Além disso, o uso do Bitcoin como moeda legal em El Salvador contribuiu para o aumento nas instalações de caixas eletrônicos de criptomoedas no ano passado.

A China impondo um cobertor no comércio e mineração de criptomoedas também contribuiu para a desaceleração temporária nos números globais de instalação de caixas eletrônicos. Surpreendentemente, apesar dos obstáculos regulatórios, a China se destacou como o segundo principal centro de mineração de Bitcoin, apesar da proibição de criptomoedas.

As instalações de caixas eletrônicos de criptomoedas atingiram o pico em 2021, com dezembro testemunhando 1.971 caixas eletrônicos instalados em um mês. No entanto, até junho de 2022, os números caíram 89,75% em maio, seguido de uma rápida recuperação no mês seguinte.

De acordo com a escala de medidores da Coin ATM Radar, que é baseada nos dados coletados nos últimos dois meses, quase 23 caixas eletrônicos de criptomoedas estão sendo instalados por dia em média globalmente.

Um gráfico que mostra a velocidade das máquinas de criptografia instaladas ao longo do tempo. Fonte: Radar ATM de moedas

Os dados também confirmam que existem atualmente 38.000 ATMs operacionais instalados em todo o mundo. Os caixas eletrônicos de criptomoedas servem a um propósito crucial para a economia Bitcoin e cripto, permitindo que usuários e investidores troquem suas moedas fiduciárias por Bitcoin e vice-versa. 

Do lote, os Estados Unidos representam 87,9% do total da rede de ATMs cripto, ou seja, 33.403 ATMs. Os fabricantes de destaque que lideram esse espaço em termos de participação de mercado são Genesis Coin (40,9%), General Bytes (21,6%), BitAccess (16,1%), Coinsource (5,4%) e Bitstop (4,8%).

Embora as transações em caixas eletrônicos não contribuam para a liquidez geral da rede Bitcoin, elas ajudam os investidores a adquirir criptoativos contra moedas fiduciárias. Como resultado, ter caixas eletrônicos de criptomoedas locais impulsiona a adoção de criptomoedas no mainstream.

Na mesma linha, El Salvador, depois de aceitar o Bitcoin como moeda legal, testemunhou um aumento no turismo. Segundo relatos, o turismo de El Salvador cresceu 30% desde que a Lei Bitcoin foi implementada.

Relacionado: Queda do preço do Bitcoin não afeta El Salvador: ‘Agora é hora de comprar mais’, revela deputada Dania Gonzalez

Em uma discussão recente com o Cointelegraph, Dania Gonzalez, deputada da República de El Salvador, revelou recentemente o plano do país de comprar mais Bitcoin em meio à queda dos preços.

“O que Nayib Bukele fez foi comprar Bitcoins e lucrar em um determinado momento estratégico”, disse Gonzalez.

Gonzalez também indicou que a estratégia do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, já provou ser bem-sucedida em termos de impacto socioeconômico, citando dois empreendimentos – um hospital veterinário e uma escola pública – que foram possíveis graças aos investimentos calculados do BTC.

LEIA MAIS

Você pode gostar...