ATMs de Bitcoin ignoram baixa do mercado e registram nova marca histórica
Na metade de 2022, os números de instalação de caixas eletrônicos BTC caíram 89,75% em maio, seguidos por uma rápida recuperação em junho
As instalações de caixas eletrônicos Bitcoin ( BTC ) caíram consistentemente ao longo do ano, com maio relatando o menor número de 205 instalações de ATM. No entanto, em junho, foram instaladas mais de 882 instalações de ATM apenas nos primeiros dez dias.
Conforme evidenciado pelo gráfico acima, a queda de maio de 2022 atingiu um intervalo que foi visto pela última vez há três anos em 2019.
Nos últimos dois anos, em 2020 e 2021, as instalações de caixas eletrônicos de Bitcoin cresceram consistentemente devido a cenários regulatórios mais amigáveis em meio a um mercado recompensador, quando vários as criptomoedas atingiram seus máximos de todos os tempos momentaneamente.
Além disso, o uso do Bitcoin como moeda legal em El Salvador contribuiu para o aumento nas instalações de caixas eletrônicos de criptomoedas no ano passado.
A China impondo um cobertor no comércio e mineração de criptomoedas também contribuiu para a desaceleração temporária nos números globais de instalação de caixas eletrônicos. Surpreendentemente, apesar dos obstáculos regulatórios, a China se destacou como o segundo principal centro de mineração de Bitcoin, apesar da proibição de criptomoedas.
As instalações de caixas eletrônicos de criptomoedas atingiram o pico em 2021, com dezembro testemunhando 1.971 caixas eletrônicos instalados em um mês. No entanto, até junho de 2022, os números caíram 89,75% em maio, seguido de uma rápida recuperação no mês seguinte.
De acordo com a escala de medidores da Coin ATM Radar, que é baseada nos dados coletados nos últimos dois meses, quase 23 caixas eletrônicos de criptomoedas estão sendo instalados por dia em média globalmente.
Os dados também confirmam que existem atualmente 38.000 ATMs operacionais instalados em todo o mundo. Os caixas eletrônicos de criptomoedas servem a um propósito crucial para a economia Bitcoin e cripto, permitindo que usuários e investidores troquem suas moedas fiduciárias por Bitcoin e vice-versa.
Do lote, os Estados Unidos representam 87,9% do total da rede de ATMs cripto, ou seja, 33.403 ATMs. Os fabricantes de destaque que lideram esse espaço em termos de participação de mercado são Genesis Coin (40,9%), General Bytes (21,6%), BitAccess (16,1%), Coinsource (5,4%) e Bitstop (4,8%).
Embora as transações em caixas eletrônicos não contribuam para a liquidez geral da rede Bitcoin, elas ajudam os investidores a adquirir criptoativos contra moedas fiduciárias. Como resultado, ter caixas eletrônicos de criptomoedas locais impulsiona a adoção de criptomoedas no mainstream.
Na mesma linha, El Salvador, depois de aceitar o Bitcoin como moeda legal, testemunhou um aumento no turismo. Segundo relatos, o turismo de El Salvador cresceu 30% desde que a Lei Bitcoin foi implementada.
Relacionado: Queda do preço do Bitcoin não afeta El Salvador: ‘Agora é hora de comprar mais’, revela deputada Dania Gonzalez
Em uma discussão recente com o Cointelegraph, Dania Gonzalez, deputada da República de El Salvador, revelou recentemente o plano do país de comprar mais Bitcoin em meio à queda dos preços.
“O que Nayib Bukele fez foi comprar Bitcoins e lucrar em um determinado momento estratégico”, disse Gonzalez.
Gonzalez também indicou que a estratégia do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, já provou ser bem-sucedida em termos de impacto socioeconômico, citando dois empreendimentos – um hospital veterinário e uma escola pública – que foram possíveis graças aos investimentos calculados do BTC.
LEIA MAIS