Desenvolvedor do Bitcoin se afasta da Lightning Network devido a problemas na rede
Antoine Riard acredita que a comunidade Bitcoin enfrenta um “dilema difícil” à medida que uma nova classe de ataques cíclicos de substituição ameaça a Lightning Network.
O pesquisador e desenvolvedor de segurança Antoine Riard está deixando uma equipe de desenvolvimento da Lightning Network, citando questões de segurança e desafios fundamentais para o ecossistema Bitcoin.
De acordo com um tópico na lista de discussão pública da Linux Foundation, Riard acredita que a comunidade Bitcoin enfrenta um “dilema difícil” à medida que uma nova classe de ataques cíclicos de substituições coloca o Lightning em uma “posição perigosa”.
Como funciona um ataque cíclico de substituição no Lightning?
Há muita discussão sobre essa vulnerabilidade recém-descoberta nas listas de discussão, mas o mecanismo real é um pouco difícil de acompanhar.
Então aqui está uma cartilha ilustrada…
1/n pic.twitter.com/mvvS8bEc5f
– mononauta (@mononautical) 21 de outubro de 2023
A Lightning Network é uma solução de segunda camada construída sobre o blockchain do Bitcoin. Ele foi projetado para melhorar a escalabilidade e a eficiência das transações Bitcoin ( BTC ), permitindo transações ponto a ponto fora da cadeia.
Através da Lightning Network, os usuários podem abrir canais de pagamento, realizar múltiplas transações off-chain e liquidar o resultado final na blockchain Bitcoin. O ataque cíclico de substituição tem como alvo esses canais de pagamento. É um novo tipo de ataque que permite ao invasor roubar fundos de um participante do canal, explorando inconsistências entre membros individuais. De acordo com Riard:
“Acho que esta nova classe de ataques cíclicos de substituições coloca o Lightning em uma posição muito perigosa, onde apenas uma solução sustentável pode acontecer na camada base, por exemplo, adicionando um histórico de transações que consome muita memória ou alguma atualização de consenso. As mitigações inovadoras valem alguma coisa diante de ataques simples, embora eu não sinta que elas estejam impedindo invasores avançados, como foi dito no primeiro e-mail de divulgação completa.“
Riard também testemunhou que lidar com o novo tipo de ataque pode exigir mudanças na rede Bitcoin subjacentes:
“Esses tipos de mudanças exigem a máxima transparência e adesão da comunidade como um todo, pois estamos alterando os requisitos de processamento de nós completos ou a arquitetura de segurança do ecossistema bitcoin descentralizado em sua integralidade.”
Os desenvolvedores do Lightning enfrentam desafios, incluindo críticas em torno da complexidade da rede e das demandas impostas à experiência do usuário. Desde sua criação em 2018, a rede de camada 2 ganhou popularidade, com um valor total bloqueado atingindo US$ 159,5 milhões no momento em que este artigo foi escrito, de acordo com dados da DefiLlama . No entanto, este número ainda é muito modesto quando comparado à capitalização de mercado de US$ 587 bilhões do Bitcoin.
Riard planeja se concentrar agora no desenvolvimento do núcleo do Bitcoin, mas alerta sobre os próximos desafios para o principal ecossistema de criptomoedas.
Revista: Inscrições recursivas — ‘supercomputador’ Bitcoin e BTC DeFi em breve
VEJA MAIS: