Batalha do hard fork do Bitcoin Cash: Quem está ganhando a guerra de hash

O blockchain do BCH foi dividido em dois.

A atualização de rede mais recente do Bitcoin Cash (BCH) resultou em uma batalha complexa, e o blockchain foi dividido em dois: BCH ABC está em um canto e BCH SV está em outro.

Aqui está o que ambos representam, e quem está ganhando atualmente a guerra de hash.

BCH, ABC, SV: Quem está lutando e por quê?

O Bitcoin Cash surgiu em 1º de agosto de 2017 após a saída do blockchain original da Bitcoin (BTC) por meio de um hard fork.

A separação aconteceu em uma tentativa de gerenciar o problema de escalabilidade do BTC. Parte da comunidade Bitcoin, liderada por Roger Ver, se uniu para aumentar o tamanho do bloco do Bitcoin. Especificamente, eles queriam ver o Bitcoin prosperar como uma moeda transacional, não como um ativo de investimento, citando o livro branco de Satoshi Nakamoto e suas partes sobre transações anônimas. Depois de enfrentar a resistência do resto da comunidade, um hard fork acabou sendo a única opção para o BCH ser criado.

Duas vezes por ano, a rede BCH realiza hard forks como parte das atualizações de protocolos agendadas. O último hard fork, marcado para 15 de novembro, foi interrompido por uma proposta concorrente que não era compatível com o roteiro original. Como resultado, a comunidade do BCH foi dividida em três frações: Bitcoin ABC, Bitcoin Unlimited e Bitcoin SV. Cointelegraph cobriu a natureza dessas partes em um artigo separado. Aqui está uma breve recapitulação:

O Bitcoin ABC (Adjustable Blocksize Cap) representa a ala conservadora que visa preservar o Bitcoin Cash de mudanças radicais. É liderado por Roger Ver, entre outros, e tem fortes defensores representados pela Bitmain, além de grandes casas de câmbio, como Binance, Coinbase e outras.

Sua ala acredita que a estrutura básica do BCH é “sólida” e “não precisa de nenhuma mudança radical”. No entanto, o mapa do Bitcoin ABC deixa algum espaço para o desenvolvimento da rede e minimiza os custos de transação, que parece ser sua principal prioridade .

O Bitcoin SV (Satoshi’s Vision), por outro lado, foi fundado em 16 de agosto – não muito antes do fatídico hard fork – por uma empresa de desenvolvimento de blockchain filiada a Craig Wright, que já havia se declared como Satoshi Nakamoto. É apoiado por agências de notícias de nicho como CoinGeek, CalvinAyre e Bitcoin.org.

Os reformadores tentam restaurar “o protocolo original de Satoshi” alterando a estrutura atual do BCH. Especificamente, isso envolveria sobrescrever totalmente os scripts de rede do Bitcoin ABC e aumentar o tamanho do bloco do BCH de 32 MB para um máximo de 128 MB para aumentar a capacidade e a escala da rede.

Há também uma ala neutra representada pelo Bitcoin Unlimited, cujos líderes propuseram uma solução de compromisso chamada “estratégia do Bitcoin Unlimited para o hard fork de novembro de 2018”. Essencialmente, essa proposição sugeria a capacidade de mudar tanto o Bitcoin ABC quanto o Bitcoin SV, capacitando os mineradores com o seu voto durante o hard fork.

Guerras de hash: conservadores estão ganhando

Em 15 de novembro, mineiros que apoiaram as duas implementações iniciaram o processo de hard fork. Como resultado, aproximadamente às 1:00 da tarde, o primeiro bloco ABC foi encontrado pelo pool de mineração Bitcoin.com na altura do bloco 556767. Alguns minutos depois, às 13:22 EST, o SV mineiro processou o bloco 556767 em uma cadeia separada. Assim, o blockchain BCH foi dividido em duas blockchains, BCH ABC e BCH SV, respectivamente.

Para afirmar o domínio do BCH ABC, seu aliado Jihan Wu, cofundador da Bitmain, supostamente mobilizou parte de sua força de mineração. Jihan foi citado dizendo:

“Eu não tenho intenção de começar uma guerra com [Craig Wright], porque se eu fizer – realocando o poder de hash da mineração BTC para a mineração BCH – o preço do BTC será despejado abaixo do suporte anual; pode até culpar US $ 5.000. Mas desde que [Craig Wright] é implacável, eu estou todo para lutar até a morte!”

O grupo de mineradores de Roger Ver, Bitcoin.com, também anunciou que redirecionará o hash do BTC para o BCH ABC, embora apenas por um dia.

Em resposta, Craig Wright, da Bitcoin SV, argumentou que apenas a mineração contínua determinaria o vencedor. “Competição contínua até que um morra, pois não paramos”, anunciou ele no Twitter.

De acordo com as estatísticas do forl.lol, a taxa global do BCH subiu de 9,54 por cento para 15,43 por cento durante o período de 10 de novembro a 17 de novembro, o que cobre a maior parte da batalha do hard fork. Consequentemente, o hashate do BTC diminuiu 7% durante esses dias, caindo de 90,46% para 84,57%. Isso ilustra que, de fato, uma quantidade considerável de poder de mineração foi transferida do BTC para o BCH durante o horário de pico do conflito. Isso, por sua vez, poderia ter afetado o preço do BTC, conforme o comentário ameaçador de Wright mencionado acima, e, portanto, o mercado geral de cripto, que notoriamente caiu na semana passada.

fork

Fonte: fork.lol

Casas de câmbio começam a mudar o ticker BCH para o BCH

No início, muitas das principais trocas de criptografia, incluindo Coinbase, Bitstamp e Poloniex, entre outras, interromperam as negociações e retiradas da BCH por um período não especificado, esperando que a poeira baixasse.

No entanto, embora Craig Wright tenha declarado a “competição contínua até que alguém morra” e o conflito ainda esteja tecnicamente em andamento, o BCH ABC parece ser o atual líder. De acordo com estatísticas do agregador de dados Bitcoin Cash Coin Dance, o BCH ABC está dois blocos à frente de seu concorrente, o BCH SV, até o momento, embora a justaposição tenha mudado brevemente em favor do BCH SV em algum momento.

Block

Fonte: Coin.Dance

 

Coin.Dance

Fonte: Coin.Dance

No entanto, mais importante, o BCH ABC acumulou mais prova de trabalho (PoW) do que o BCH SV em quase 50%, enquanto os respectivos hashates são quase idênticos neste ponto.

Em 16 de novembro, a Binance Exchange quebrou o silêncio, tendo completado a distribuição do Bitcoin Cash ABC (BCHABC) e do Bitcoin Cash SV (BCHSV) para seus clientes na proporção de 1 por 1, e abriu negociações em ambos os pares. Atualmente, o par BCHSV/USDT negocia com $ 123,62, enquanto o BCHABC / USDT está fixado em $ 287.

Além disso, nos próximos dias, mais de 10 grandes casas de câmbio atribuíram o ticker “BCH” ao conjunto de regras BCH ABC, indicando assim o vencedor nesta luta complexa. Essas casas de câmbio incluem Bittrex, Kraken, Bitstamp, Coinbase entre outras. Alguns desses serviços continuam negociando o BCH SV sob o ticker BCHSV, enquanto o CEO da Binance Changpeng Zhao foi ao Twitter para anunciar que ambos os tickers – BCHABC e BCHSV – “vão ficar”.

O BCH, por sua vez, vem perdendo seu valor desde 7 de novembro. Ele negocia em US $ 384 no momento do texto, de acordo com o CoinMarketCap.com, caindo cerca de 30 por cento nos últimos 10 dias. Enquanto isso, o resto do mercado está se preparando para um retorno, já que a maioria das criptomoedas está apresentando ganhos leves no momento da publicação.

coin360

Fonte: Coin360

Você pode gostar...