Bitcoin Cash comemora seu primeiro aniversário: de um hard fork para melhor
Um ano atrás, o Bitcoin Cash (BCH) passou a existir após um garfo duro da blockchain do Bitcoin.
Foram 12 meses interessantes desde que a bifurcação deu origem ao BCH, uma vez que os proponentes argumentaram continuamente sobre os méritos entre o Bitcoin (BTC) e o BCH. No entanto, no aniversário da criação do Bitcoin Cash, vale a pena revisitar o que causou a existência dessa altcoin e o que ela pretendia fazer.
Como chegamos aqui
Desde a sua criação em 2009, a base de usuários do Bitcoin tem crescido constantemente durante a maior parte de uma década. Nos últimos três anos, isso causou algumas “dores de crescimento”, já que os parâmetros originais que governam o blockchain levaram a problemas com as velocidades e custos de transação.
No white paper da Bitcoin, seu criador – Satoshi Nakamoto – definiu os detalhes técnicos de um “sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer” que permitiria às pessoas realizar transações sem a necessidade de uma autoridade central.
Embora você possa ler o guia da Cointelegraph sobre Bitcoin aqui, a criptomoeda preeminente é executada por uma rede de computadores que valida e compartilha um registro contínuo de transações que exige algoritmos de prova de trabalho baseados em hash para evitar gastos duplicados.
Essas transações são validadas e, em seguida, armazenadas em blocos por mineradores. Cada bloco é limitado a armazenar 1 MB de dados antes de serem adicionados ao blockchain. Quando um minerador desbloqueia um bloco, uma certa quantidade de Bitcoin é trazida à existência.
Aqui é onde o dimensionamento se tornou recentemente um problema. Quanto mais pessoas começaram a usar o Bitcoin, houve um aumento na quantidade de transações. A rede ficou congestionada devido ao volume que precisava ser validado, o que causou o aumento das taxas de transação. Simplificando, estava ficando mais lento e mais caro usar o Bitcoin para transações.
Como o gráfico abaixo ilustra, as taxas aumentaram gradualmente para 2017 em diante:
Isso levou a comunidade Bitcoin – composta de grandes grupos de mineração, fornecedores de serviços de carteira e troca e desenvolvedores – a discutir maneiras de lidar com esses problemas.
Isso deu origem ao que é conhecido como Segregate Witness (SegWit), uma bifurcação no protocolo Bitcoin que originalmente procurava resolver a maleabilidade das transações. No entanto, foi proposto que o SegWit incluísse uma atualização no tamanho do bloco de 1 MB para 2 MB, e aqui é onde a comunidade chegou a uma encruzilhada.
O SegWit foi finalmente implementado – bar o aumento de tamanho – mas alguns membros da comunidade pressionaram por um hard fork que implementaria a mudança de tamanho também.
O Bitcoin Cash nasceu com uma bifurcação em 1º de agosto de 2017. A comunidade Bitcoin celebrou o lançamento do SegWit em 24 de agosto.
Controvérsia
O lançamento do Bitcoin Cash foi uma questão altamente contenciosa entre a comunidade de criptomoeda por várias razões.
Como mencionado acima, alguns membros da comunidade estavam mortos no SegWit, incluindo um aumento de tamanho de bloco para fornecer mais capacidade para transações em cada bloco.
Quando ficou claro que o SegWit iria adiante sem essa mudança, um grupo de mineradores planejou o garfo duro, que veria uma série de mudanças no protocolo – incluindo um aumento de 1 MB por bloco para 8 MB.
O vice-presidente de operações comerciais da BTC.com, Alejandro de la Torre, disse à Cointelegraph sobre a importância da bifurcação:
“A capacidade de fazer garfos e manter a comunidade alinhada foi uma grande conquista. Ao fornecer uma largura de banda muito maior por bloco, primeiro aumentando para 8 MB e novamente para 32 MB. Este quarto adicional é mais do que o necessário agora, mas o BCH parece estar olhando para frente e se preparando para processar grandes volumes de tráfego. O tamanho maior do bloco também permite que o BCH armazene mais informações em cada transação, dando ao blockchain espaço para escrever contratos inteligentes na cadeia a custos baixos.”
Como uma bifurcação do blockchain do Bitcoin, os usuários que detinham o Bitcoin receberiam um número igual de Bitcoin Cash no momento do fork.
O fabricante chinês de mineração Bitmain foi um proponente original que sugeriu o hard fork do Bitcoin Cash em 2017, mas depois esclareceu o movimento como um plano de contingência para um garfo flexível. Amaury Séchet é creditado com o primeiro anúncio do Bitcoin Cash, originalmente conhecido como Bitcoin ABC.
Bitcoin vs. Bitcoin Cash
Desde então, Roger Ver tem sido indiscutivelmente o maior promotor do Bitcoin Cash. Seu apoio inicial do BCH em 2017 foi recebido com ceticismo, em parte devido ao seu envolvimento em um fork anterior, Bitcoin Unlimited (BU).
Ver fortemente apoiado BU e, em um ponto, até alegou que ele iria vender suas participações BTC em favor da moeda bifurcada. No entanto, uma vez que o Bitcoin Cash foi lançado, o dono da Bitcoin.com pareceu entrar na onda.
Desde então, Ver aparentemente empurrou uma agenda anti-BTC, começando com alegações de que o Bitcoin Cash é o “Bitcoin real” em novembro de 2017.
Quanto à batalha ideológica entre BTC e BCH, De La Torre sugere que o fervor entre os diferentes campos destaca a fé que pessoas diferentes têm nas duas criptomoedas:
“As duas criptomoedas têm benefícios claros que atraem usuários de acordo com diferentes interesses e casos de uso. Nós não os vemos como mutuamente exclusivos, mas mais como moedas complementares. O BCH foi criado para preservar imediatamente o status do Bitcoin como um sistema de caixa eletrônico e seu foco permaneceu nesse objetivo.”
O site Bitcoin.com também enfrentou pressões da comunidade de criptomoeda, com um grupo chegando a pressionar para lançar uma ação contra o site por usar linguagem e informações enganosas.
Image source: Bitcoin.com
A ferramenta do Twitter @Bitcoin foi temporariamente suspensa em abril pela plataforma de mídia social depois de várias reclamações sobre os tweets que promovem o BCH – aumentando a discussão entre os proponentes do BTC e do BCH.
Além disso, Ver promoveu constantemente o BCH em sua conta pessoal no Twitter. Isto foi recebido com algum desdém por outros líderes da indústria.
O CEO da Shapeshift, Erik Voorhees, chegou ao ponto de dizer a Ver publicamente no Twitter em abril que se abstenha de vinculá-lo à sua opinião de que o BCH é Bitcoin.
Roger – please stop referencing me to back up your opinion that Bitcoin Cash is Bitcoin. It isn’t. Bitcoin is the chain originating from the genesis block with the highest accumulated proof of work. The Bitcoin Cash fork failed to gain majority, thus it is not Bitcoin.
— Erik Voorhees (@ErikVoorhees) April 27, 2018
Roger – por favor, pare de referenciar-me para sustentar sua opinião de que o Bitcoin Cash é Bitcoin. Não é. Bitcoin é a cadeia originária do bloco genesis com a maior prova acumulada de trabalho. O fork do Bitcoin Cash não conseguiu obter a maioria, portanto, não é Bitcoin.
O proprietário do Galaxy Digital, Michael Novogratz, também deu um tiro na conta Twitter do @Bitcoin para seus tweets de promoção do BCH em maio.
Enough already. Bitcoin core is BTC. It is a store of value. It is digital gold. It’s market cap dwarfs bitcoin cash. If you want to be a payments currency by definition you need to have stable value. So why own it. ??
— Michael Novogratz (@novogratz) May 5, 2018
Já basta. O núcleo do Bitcoin é o BTC. É uma reserva de valor. É ouro digital. O valor de mercado supera o do bitcoin. Se você quiser ser uma moeda de pagamentos, por definição, você precisa ter um valor estável. Então, por que ser dono??
Bitcoin Cash – pelos números
Enquanto o debate entre BTCs e BCHs continua sem fim à vista, o Bitcoin Cash se estabeleceu como uma das mais fortes criptomoedas em termos de valor de mercado.
A competição da BTC e da BCH, acredita a De La Torre, é uma parte vital do desenvolvimento contínuo do ecossistema da criptomoeda.
“Basicamente, utilizar criptomoedas como moeda digital é o que empurrará toda a indústria para frente. #HODL tem sido uma convocação para muitos dentro da comunidade de criptomoeda, mas espero que a convocação para #BUIDL (construir soluções de blockchain e negócios descentralizados) galvanize usos sustentáveis e práticos de Bitcoin e BCH, construindo uma nova era de peer soberania financeira para todos, aberta e acessível a todos”.
De acordo com dados da Coinmarketcap, o BCH está atualmente no quarto lugar em capitalização de mercado, com mais de US $ 13 bilhões. No entanto, o BTC ainda detém uma enorme quantidade de 47% do total do mercado de criptos.
O BTC.com foi uma das primeiras carteiras a oferecer suporte ao BCH, o que deu à plataforma algumas informações exclusivas sobre o desenvolvimento do altcoin. Em seu curto ano de existência, De La Torre destacou sua adoção por diferentes serviços e intercâmbios:
“Uma das métricas que achamos mais interessantes são as aplicações: o BCH expandiu-se em 19 serviços diferentes – por exemplo, Bitpay, Coingate, Viabtc, Coinpayments e Coindance. O Bitcoin Cash também está envolvido em 14 projetos diferentes – por exemplo, OpenBazaar, Joystream e Counterparty – e é comercializável em 41 bolsas diferentes.”
Apesar do controverso nascimento do BCH em 2017, o Bitcoin ainda detém um enorme domínio no mercado geral de criptomoedas. No entanto, como De La Torre aponta, cada criptomoeda que ganhou uso generalizado visa fornecer um serviço único que está desafiando o mundo financeiro como o conhecemos.
Os dois continuarão a ser usados por pessoas ao redor do mundo por diferentes razões, mas a história que levou ao surgimento do Bitcoin Cash sempre fará uma leitura interessante.
Fonte: Cointelegraph