Bitcoin Cash acelera para fork a medida que o SV Client será lançado
Bitcoin SV, o cliente de software do Bitcoin Cash (BCH) publicado pela nChain, empresa de desenvolvimento blockchain, agora está ativo no GitHub.
Lançada esta semana, a versão 0.1.0 do SV (abreviação de “Satoshi Vision”) pretende colocar a quarta maior criptomoeda no caminho para cumprir a visão do desenvolvedor Satoshi Nakamoto para o Bitcoin, isto é, se tornar dinheiro eletrônico – ou pelo menos esta é a interpretação da nChain dessa visão.
Sendo assim, esta versão inicial do SV, após a ativação do hard fork da BCH no dia 15 de novembro, aumentará o padrão do tamanho do bloco do BCH padrão de 32MB para 128MB, reintroduzindo os chamados “Satoshi opcodes” – OP_MUL, OP_INVERT, OP_LSHIFT e OP_RSHIFT – e mais que o dobrar o número máximo de opcodes por script de 201 para 500.
O lançamento é propositalmente incompatível com as mudanças de consenso implementadas na atualização mais recente do Bitcoin ABC, que continua a ser o principal cliente de nó completo da BCH, apesar do recente declínio na participação de mercado.
O cliente da ABC vai implementar entre outras coisas, pedidos de transações canônicas, que os desenvolvedores dizem que vai permitir “escalonamento massivo na cadeia”, assim como um novo opcode – OP_CHECKDATASIG – que tornaria o BCH compatível com oráculos e contratos atômicos cross-chain.
Com o hard fork do Bitcoin Cash programado, e agora a menos de um mês, o impasse entre o SV e o ABC provávelmente resultará em uma divisão de cadeia que fará com que a competição pela recompensa de mineração seja uma guerra confusa para o futuro do protocolo.
Além do promotor de alto nível, Crax Wright, diretor de tecnologia da nChain, o projeto SV tem apoio e patrocínio da empresa de criptomoedas fundada pelo bilionário Calvin Ayre, CoinGeek. A empresa opera o segundo maior pool de mineração de bitcoin cash e atualmente responde por cerca de 26% dos blocos do BCH minerados nos últimos sete dias. O SVPool, lançado recentemente pela nChain através de um beta privado que ainda não foi aberto ao público, representa mais 3,5% do hashhate.
O grupo de desenvolvimento do BCH, Bitcoin Unlimited, tentou intermediar um acordo. A versão 1.5.0 da BU, lançada em 13 de outubro, tem como característica suporte para as atualizações introduzidas pelo ABC, e os desenvolvedores disseram que o suporte para as características propostas pela SV também estão pendentes.
Todas essas mudanças são configuráveis pelo usuário, permitindo que os operadores de nó votem em quais recursos eles acham que devam ser inclusos no protocolo por meio de um mecanismo de ativação alternativo.
Bitcoin Unlimited’s #BitcoinCash version 1.5.0.0 is now available. Compatible with https://t.co/WNZZWntktx spec, ergo with ABC 0.18.x for the 15 Nov 2018 general upgrade. https://t.co/fWwrSDQDYF
Compatibility with SV is pending. https://t.co/KyFpA4kVaN pic.twitter.com/vr9Xi9gXz2— BitcoinUnlimited (@BitcoinUnlimit) 14 de outubro de 2018
Enquanto isso, o co-proprietário da Bitcoin.org, Cobra, anunciou um plano para criar um cliente concorrente que manteria as atuais regras de consenso e rejeitaria todas as alterações propostas pelo SV e o ABC. No entanto, embora o hard fork esteja se aproximando rapidamente, o Cobra ainda não lançou o software “Cobra Client”.
Veja também: FlowBTC organiza Meetup beneficente sobre Blockchain em prol do Outubro Rosa dia 25/10 em São Paulo
FlowBTC
Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta em https://www.flowbtc.com.br/
Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:
O post Bitcoin Cash acelera para fork a medida que o SV Client será lançado apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.