Bitcoin Cash acelera para fork a medida que o SV Client será lançado

Bitcoin SV, o cliente de software do Bitcoin Cash (BCH) publicado pela nChain, empresa de desenvolvimento blockchain, agora está ativo no GitHub.

Lançada esta semana, a versão 0.1.0 do SV (abreviação de “Satoshi Vision”) pretende colocar a quarta maior criptomoeda no caminho para cumprir a visão do desenvolvedor Satoshi Nakamoto para o Bitcoin, isto é, se tornar dinheiro eletrônico – ou pelo menos esta é a interpretação da nChain dessa visão.

Sendo assim, esta versão inicial do SV, após a ativação do hard fork da BCH no dia 15 de novembro, aumentará o padrão do tamanho do bloco do BCH padrão de 32MB para 128MB, reintroduzindo os chamados “Satoshi opcodes”  – OP_MUL, OP_INVERT, OP_LSHIFT e OP_RSHIFT – e mais que o dobrar o número máximo de opcodes por script de 201 para 500.

O lançamento é propositalmente incompatível com as mudanças de consenso implementadas na atualização mais recente do Bitcoin ABC, que continua a ser o principal cliente de nó completo da BCH, apesar do recente declínio na participação de mercado.

O cliente da ABC vai implementar entre outras coisas, pedidos de transações canônicas, que os desenvolvedores dizem que vai permitir “escalonamento massivo na cadeia”, assim como um novo opcode – OP_CHECKDATASIG – que tornaria o BCH compatível com oráculos e contratos atômicos cross-chain.

Com o hard fork do Bitcoin Cash programado, e agora a menos de um mês, o impasse entre o SV e o ABC provávelmente resultará em uma divisão de cadeia que fará com que a competição pela recompensa de mineração seja uma guerra confusa para o futuro do protocolo.

Além do promotor de alto nível, Crax Wright, diretor de tecnologia da nChain, o projeto SV tem apoio e patrocínio da empresa de criptomoedas fundada pelo bilionário Calvin Ayre, CoinGeek. A empresa opera o segundo maior pool de mineração de bitcoin cash e atualmente responde por cerca de 26% dos blocos do BCH minerados nos últimos sete dias. O SVPool, lançado recentemente pela nChain através de um beta privado que ainda não foi aberto ao público, representa mais 3,5% do hashhate.

O grupo de desenvolvimento do BCH, Bitcoin Unlimited, tentou intermediar um acordo. A versão 1.5.0 da BU, lançada em 13 de outubro, tem como característica suporte para as atualizações introduzidas pelo ABC, e os desenvolvedores disseram que o suporte para as características propostas pela SV também estão pendentes.

Todas essas mudanças são configuráveis ​​pelo usuário, permitindo que os operadores de nó votem em quais recursos eles acham que devam ser inclusos no protocolo por meio de um mecanismo de ativação alternativo.

Enquanto isso, o co-proprietário da Bitcoin.org, Cobra, anunciou um plano para criar um cliente concorrente que manteria as atuais regras de consenso e rejeitaria todas as alterações propostas pelo SV e o ABC. No entanto, embora o hard fork esteja se aproximando rapidamente, o Cobra ainda não lançou o software “Cobra Client”.

 

Veja também: FlowBTC organiza Meetup beneficente sobre Blockchain em prol do Outubro Rosa dia 25/10 em São Paulo

 

FlowBTC

Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta em https://www.flowbtc.com.br/

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

O post Bitcoin Cash acelera para fork a medida que o SV Client será lançado apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.

Você pode gostar...