“Bitcoin cairá com reunião do Fed”, explica Arthur Hayes

Arthur Hayes, fundador da BitMex, acredita que o Bitcoin e outras criptomoedas terão uma queda nesta quarta-feira (18). O motivo é a reunião do Banco Central dos EUA, marcada para às 15h pelo horário de Brasília.

Explicando seu pensamento, o bilionário afirmou que a inflação continua acima da meta de 2% do Fed e, por conta disso, um corte nesse momento será perigoso. Outro ponto citado é que isso iria contra a política do BC japonês, gerando ainda mais problemas no mercado.

Segundo especialistas, não há dúvidas de que o Fed fará mudanças nos juros nesta quarta. No entanto, ainda não há um consenso sobre qual será o tamanho do corte.

Arthur Hayes está preocupado com reação do Bitcoin sobre a reunião do Fed e indica possível queda

No início de setembro, Arthur Hayes disse ter montado uma posição vendida contra o Bitcoin enquanto esperava que a criptomoeda caísse abaixo dos US$ 50.000. Embora tenha batido nos US$ 52.600 no dia seguinte, o BTC subiu 16% ao decorrer do mês.

Insistindo em sua previsão de baixa, o bilionário reafirmou seu pessimismo no curto prazo. Suas falas foram ditas em conversa com a CoinDesk na Token2049, conferência sobre criptomoedas que está sendo realizada nesta quarta e quinta-feira em Singapura.

“A redução da taxa é uma má ideia porque a inflação ainda é um problema nos EUA, com o governo sendo o maior contribuidor para as pressões inflacionárias persistentes. Se você tornar o empréstimo mais barato, isso aumenta a inflação.”

Em nota publicada no último dia 11, o governo americano pontuou que a inflação está em 2,5% ao ano. No entanto, o medo de uma recessão está deixando o Fed sem muita saída.

“A segunda razão é que o diferencial de taxas de juros entre os EUA e o Japão diminui com os cortes de juros”, continuou Hayes. “Isso poderia levar a uma apreciação acentuada do iene e desencadear o desmonte das operações de carry trade com iene.”

“A reação inicial será negativa e a resposta do banco central será fazer ainda mais [cortes] para conter a crise. Portanto, acho que cortar as taxas é uma má ideia, mas eles vão fazer de qualquer forma.”

Em suma, investidores estavam aproveitando as taxas baixas do Japão, e altas em outros países, para tomar empréstimos em iene e então investir em ações e títulos de outras moedas. No entanto, agora eles estão desmontando suas posições.

Tal comportamento já causou grandes quedas tanto no mercado tradicional quanto de criptomoedas em agosto. Portanto, é possível que isso se repita.

“Era dos bancos centrais acabou”, diz Hayes

Mesmo pessimista com o curto prazo do Bitcoin, Arthur Hayes continua acreditando que a criptomoeda será dominante no futuro. Isso porque, na sua visão, a era dos bancos centrais está chegando ao fim.

“Eu concordo 100% com esse prognóstico”, disse Hayes sobre uma tese que aponta que os bancos centrais estão acabando devido à falta de independência.

“A era dos bancos centrais acabou. Os políticos vão assumir e dizer aos bancos para criar liquidez em setores específicos da economia.”

“Então, você verá controles de capital leves e rígidos em diferentes lugares, o que significa que, no fim, a criptomoeda é o único bem que você pode possuir, que é portátil globalmente e que te tira desse sistema”, concluiu o bilionário.

Na semana passada, Hayes já havia feito um grande alerta ao afirmar que “o que está por vir é pior do que uma recessão”.

Fonte: “Bitcoin cairá com reunião do Fed”, explica Arthur Hayes

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Você pode gostar...