Bitcoin, Bukele e grupo de banqueiros centrais se reúnem em El Salvador

El Salvador recebeu 44 banqueiros centrais de países em desenvolvimento de todo o mundo para abordar a inclusão financeira e discutir o Bitcoin em uma conferência de três dias.

Esta semana, 44 banqueiros centrais de países em desenvolvimento de todo o mundo estão participando de uma conferência em El Salvador para discutir inclusão financeira, financiamento para pequenas e médias empresas e Bitcoin (BTC).

Delegados do banco central de Gana ao Burundi, Jordânia às Maldivas e Paquistão à Costa Rica chegaram a San Salvador para a conferência a convite do presidente de El Salvador, Nayib Bukele.

Organizada pela Alliance for Financial Inclusion, uma aliança global de liderança política, e em parceria com o banco central de El Salvador, a conferência terá duração de três dias. Em um tweet, o chefe do banco central de El Salvador, Douglas Rodríguez, compartilhou:

“El Salvador se orgulha de receber representantes de 44 bancos centrais e autoridades financeiras para aprender sobre a implementação do Bitcoin e políticas para promover a inclusão financeira.”

O chefe de Rodríguez, o presidente Bukele, compartilhou que estava “plantando sementes” entre os 44 delegados enquanto twittava uma foto de grupo dos líderes:

Plantando sementes em 44 países.

Faltam 3 dias…#Bitcoin é bom para o mundo

— Nayib Bukele (@nayibbukele)

A equipe por trás do projeto Bitcoin também esteve presente, disponível para educar os banqueiros centrais. Bitcoin Beach, El Zonte, foi o berço da Lei Bitcoin, um movimento de base que levou a primeira nação a adotar o Bitcoin.

Nicolas Burtey, cofundador da Galoy Money – a empresa que construiu a carteira Bitcoin Beach – disse: “Depois de passar um dia com esses banqueiros centrais, posso dizer: ainda há muita educação ser feita”. Burt continuou:

“[A] grande maioria não tem ideia do potencial do bitcoin. Mas com El Salvador adotando o Bitcoin, eles agora têm um motivo para mergulhar nele.”

Burtey e sua equipe passaram o dia conversando com banqueiros centrais, mostrando-lhes como usar as carteiras Bitcoin Lightning e enviar pagamentos. O progresso foi rápido – tão rápido, na verdade, que Burtey twittou: “Não podemos integrar os bancos centrais rápido o suficiente com o #bitcoin com o BTCBeachWallet”.

As fotos do evento são inacreditáveis, com os banqueiros centrais aprendendo cuidadosamente como enviar pagamentos e criar carteiras.

Banqueiros centrais fazendo fila para obter ajuda para baixar e usar a carteira Bitcoin Beach Lightning

— Bitcoin Beach (@Bitcoinbeach) 16 de maio de 2022

Atualmente, apenas dois países ao redor do mundo reconheceram o Bitcoin como moeda legal: El Salvador e recentemente a República Centro-Africana, que foi posteriormente repreendida pelos bancos centrais africanos por adotar criptomoedas.

Para alguns comentaristas, como Dan Tapiero, do fundo de investimento 10T holdings, que disse ao Cointelegraph durante uma entrevista: “Não tenho dinheiro”, a conferência de inclusão financeira de El Salvador é importante. Ele insinua que os Estados Unidos podem precisar recuperar o atraso:

#Bitcoin…

O primeiro macro investimento global verdadeiramente global de todos os tempos…

…com El Salvador na liderança?!!

32 bancos centrais, 44 países voando para El S.

Países emergentes lideram a adoção.

Primeira vez que os EUA não estão à frente em inovação financeira e tecnológica.

— Dan Tapiero (@DTAPCAP)

Para os Bitcoiners hardcore, no entanto, a oportunidade de fazer uma piada sobre o evento foi ótima demais. Gigi, escritora sobre Bitcoin e autora do livro sobre Bitcoin 21 Lições (21 Lessons), twittou “Se eles continuarem usando Bitcoin, não serão banqueiros centrais por muito mais tempo!”

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...