Dominância do Bitcoin (BTCD) retrai; análise
O índice de Dominância do Bitcoin (BTCD) possivelmente reverteu a tendência após sua baixa de 10 de setembro e iniciou um novo movimento de alta.
A dominância do Bitcoin tem subido em um ritmo acelerado desde 17 de setembro, quando rompeu uma linha de tendência de baixa (ícone verde). Essa linha estava em vigor desde 30 de julho.
O rompimento indicou que o movimento de queda anterior havia chegado ao fim. Até o momento, o movimento atual levou a uma alta de 47,72%, atingida na quarta-feira (20).
O movimento não parece corretivo. Isso significa que não se assemelha a um salto em resposta à queda anterior, mas parece o início de uma nova tendência de alta. A principal razão para isso é o fato de que o BTCD se moveu acima dos níveis de retração de 0,618 e 0,786 de Fibonacci.
Se o movimento fosse corretivo, era de se esperar que o BTCD não conseguisse ultrapassar por um desses níveis e retomasse seu movimento de baixa. No entanto, há sinais de queda no curto prazo.
O MACD, que é criado por médias móveis de curto e longo prazo (MA), criou uma barra de momentum inferior (ícone vermelho). Isso é um sinal de que a tendência de curto prazo está perdendo velocidade gradativamente em relação à de longo prazo. No entanto, como o MACD ainda é positivo, isso significa que a tendência de curto prazo ainda está mais rápida.
O RSI está abaixo de 70 (ícone vermelho). O RSI é um indicador de força de mercado, e essa queda sugere que a tendência está perdendo força, embora ainda seja de alta.
Portanto, os indicadores de estrutura do tempo gráfico diário ao lado da contagem de ondas sugerem que a tendência é de alta. É necessário olhar para um período de tempo inferior para determinar se a tendência é de baixa.
Movimentos futuros do BTCD
O trader de criptomoedas @CryptoCapo_ traçou um gráfico para o BTCD, afirmando que o movimento de alta pode continuar até 50% antes de outra queda.
Desde esse tweet, o BTCD atingiu uma alta de 48% antes de cair. A queda foi precedida por divergências de baixa no RSI e no MACD (linha azul). Isso ocorre quando um aumento de preço não é acompanhado por um aumento na força dos compradores.
As principais áreas de apoio são 44,1 e 43,2%. Esses são os níveis de retração de 0,5 e 0,618 de Fibonacci, que comumente atuam como suporte após retrações.
O primeiro coincide com o meio de um canal paralelo que continha o movimento de alta no final de setembro, enquanto o último coincide com a linha de suporte do mesmo canal.
Relação com o BTC
No mês passado, o BTCD (verde) teve uma relação positiva com o preço do BTC (azul). Isso significa que uma alta no índice causou uma alta no preço do ativo, e vice-versa.
Se a relação se mantiver, uma queda de preço do BTC seria necessária para que o BTCD caísse para os níveis de suporte descritos anteriormente.
Confira a análise do dia do BTC.
O artigo Dominância do Bitcoin (BTCD) retrai; análise foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.