Bitcoin (BTC) se consolida em região de sobrevenda; análise on-chain
O Be[In]Crypto analisa o Mayer Multiple (MM) e seus componentes para determinar se a tendência de longo prazo do Bitcoin (BTC) é de alta ou de baixa.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Bitcoin e sua média de 200 dias
A média móvel (MA) de 200 dias serve para determinar se a tendência do Bitcoin é de alta ou de baixa. A tendência pode ser considerada de alta se o preço estiver acima desta MA e vice-versa.
Posteriormente, os osciladores de 0,8 (verde) e 2,4 (roxo) desta MA são usados para determinar os fundos e topos de ciclo de mercado, respectivamente.
Historicamente, o oscilador 2.4 tem sido muito preciso na determinação dos topos do ciclo de mercado. Todas as três máximas (círculos pretos) desde 2013 foram feitos acima deste oscilador.
Embora o oscilador de 0,8 tenha sido relativamente preciso na determinação de fundos (círculos vermelhos), não foi muito sensível ao tempo. Os fundos geralmente demoram muito para se formar após a primeira vez que o BTC caiu abaixo desta média móvel.
Mais recentemente, o BTC caiu abaixo desta MA duas vezes. A primeira em julho de 2021 e depois em janeiro de 2022, respectivamente. Devido ao fato de que um movimento de alta no preço do ativo ainda não começou, resta saber se este será o fundo de preço da criptomoeda.
Leitura atual do indicador
O Mayer Multiple é um oscilador que é calculado tomando a razão entre o preço do BTC e sua média móvel de 200 dias (MA). Os osciladores de 0,8 (verde) e 2,4 (roxo) são então inseridos para determinar os topos e fundos do mercado.
O método é mais preciso do que usar os dados brutos, especialmente na previsão de fundos de mercado. O fundo de dezembro de 2018 e março de 2020 teve valores de 0,53 e 0,60, respectivamente.
Os fundos de julho de 2021 e janeiro de 2022 tiveram valores de 0,68 e 0,75, respectivamente. Portanto, não foram tão vendidos quanto os fundos absolutos de 2018 e 2020. Atualmente, o Mayer Multiple tem uma leitura de 0,81, logo acima do seu oscilador de 0,8.
Semelhanças atuais do BTC com 2018
Existem semelhanças distintas entre o movimento da alta de dezembro de 2017 até a baixa de dezembro de 2018 e o movimento de maio de 2021 até agora.
Após o primeiro rompimento abaixo do oscilador de 0,8 em abril de 2018, o indicador moveu-se acima e abaixo dele por um período de aproximadamente cinco meses, antes de capitular para o fundo de dezembro de 2018. Nesse período, o menor valor alcançado foi de 0,60 (círculo preto).
No movimento atual, o Mayer Multiple cruzou abaixo de seu oscilador de 0,8 em julho de 2021 (círculo preto). Depois, negociou acima dele até fevereiro de 2022. Essa parte do movimento é diferente da de 2018.
No entanto, desde fevereiro (círculo vermelho), o indicador está pairando acima e abaixo do oscilador de 0,8. O movimento desde fevereiro de 2022 é semelhante ao de 2018. Portanto, poderia alertar para um evento de capitulação semelhante ao de novembro a dezembro de 2018.
Uma recuperação sólida da linha de 0,8 seria um longo caminho para sugerir que um fundo foi atingido e a tendência atual do Bitcoin é agora de alta.
O artigo Bitcoin (BTC) se consolida em região de sobrevenda; análise on-chain foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.