BitVM não foi criada para tornar o Bitcoin um pseudo-Ethereum, diz desenvolvedor

Construir uma exchange descentralizada no Bitcoin seria um “retrocesso”, por exemplo, disse o desenvolvedor da Super Testnet do Bitcoin.

Um dos desenvolvedores que está trabalhando na “BitVM” – uma máquina virtual baseada no Bitcoin – reiterou que a tecnologia se destina a escalar o Bitcoin e não a criar um ecossistema de aplicativos financeiros descentralizados semelhantes ao da Ethereum na rede da maior criptomoeda do mercado.

O white paper da BitVM foi lançado pelo líder do projeto da ZeroSync, Robin Linus, em 10 de outubro, com suporte técnico fornecido pelo desenvolvedor pseudônimo “Super Testnet.” O objetivo do projeto é implementar a primeira prova de conceito do BitVM e trabalhar na expansão dos recursos da BitVM.

Após a divulgação do documento, alguns especialistas tiveram a impressão de que a BitVM traria as finanças descentralizadas (DeFi) para o Bitcoin, como a Máquina Virtual da Ethereum (EVM) possibilitou à Ethereum.

A Lightning também deixa a desejar no departamento de escalabilidade. Ela não está nem perto de resolver a questão da escalabilidade [do Bitcoin].
Precisamos de mais coisas complementares.

> Isso é apenas mais uma tentativa de trazer defi para o bitcoin.

Novamente, a motivação do autor por trás da BitVM não tem a ver com DeFi. É a escalabilidade.

— Hampus (@hampus_s)

No entanto, Super Testnet disse ao Cointelegraph que a BitVM é focada em escalabilidade, e não na implementação de contratos inteligentes que possibilitaria a criação de uma avalanche de altcoins na rede do Bitcoin:

“O verdadeiro killer app é a escalabilidade do Bitcoin. [Robin Linus não é] um grande fã de contratos inteligentes. Ele não é um grande fã de aumentar a expressividade do Bitcoin. Ele realmente está interessado em fazer com que o Bitcoin possa processar milhões de transações por segundo.”

Super Testnet disse que não quer que a BitVM seja inundada por tokens do tipo EVM, porque isso trará atores mal intencionados para o ecossistema do Bitcoin:

“Não quero que tudo seja importado do ecossistema da Ethereum porque a maioria dos projetos lá são esquemas Ponzi.”

Construir uma exchange descentralizada no Bitcoin seria um “retrocesso”, acrescentou.

Enquanto isso, Super Testnet observa que a BitVM não será uma “morte instantânea” para as altcoins da Ethereum, como alguns sugeriram, embora possa suprimir parte da demanda por elas.

Direto da prensa: White Paper da BitVM é lançado! Experimente uma abordagem de computação inovadora para contratos inteligentes no #Bitcoin

Desbloqueie as funcionalidades que antes exigiam um soft fork com esses contratos inteligentes aprimorados.

Será este o fim das #altcoins?

— RichQuack (@RichQuack)

O desenvolvedor espera que o Bitcoin (BTC) continue sendo essencialmente a única unidade monetária da rede do Bitcoin:

“Uma das principais propriedads do Bitcoin é que ele é um ativo monetário com o qual todos estão de acordo, em vez de ter taxas de câmbio flutuantes que são um fardo para o comércio”, disse ele.

BitVM pode corrigir uma das falhas da Lightning Network

Enquanto isso, Super Testnet disse que a infraestrutura de pagamentos idealizada pela BitVM também teria como objetivo melhorar uma das deficiências da Lightning Network – a confiabilidade:

“A Lightning é maravilhosa como sistema e é muito mais rápida do que qualquer coisa que provavelmente possamos fazer no Bitcoin. Mas uma coisa na qual a Lightning é deficiente é a confiabilidade dos pagamentos.”

A River, uma exchange dedicada exclusivamente ao Bitcoin, revelou que aa taxa de sucesso de pagamentos da Lightning realizados através de sua plataforma foi de 99,7% em agosto, somando 308.000 transações bem sucedidas.

O desenvolvedor espera que a BitVM possa alcançar 60% da velocidade de transação da Lightning Network.

BitVM: Atualização das últimas 24 horas.

Após milhares de postagens no Twitter e horas de Spaces e discussões, sabemos muito mais sobre a BitVM do que sabíamos ontem. Aqui está uma rápida atualização:

Empolgação

1. A BitVM é um novo paradigma de computação que aproveita a porta universal NAND (junto com outras…

— Bob Bodily, PhD | #BTC #ETH #ICP (@BobBodily)

O desenvolvedor também enfatizou que a BitVM é opcional, assim como a Lightning Network, e qualquer pessoa poderá transferir BTC ou ativos de Bitcoin da máquina virtual de volta para carteiras de armazenamento a frio ou para onde quer que estivessem antes.

“Ninguém está forçando você a enviar seu dinheiro para uma máquina virtual. Se você quer que seu dinheiro fique seguro, mantenha-o seguro.”

Conceito errôneo de “computar qualquer coisa”

Super Testnet também esclareceu um possível mal-entendido, explicando que a BitVM, em seu estado atual, não pode computar “nada”, como sugere seu white paper.

“Temos que criar mais primitivos para que tudo possa ser executado nele”. A implementação do SHA-256 e de criptografia são alguns dos acréscimos que precisam ser implementdos, observou.

No entanto, Super Testnet revelou em 12 de outubro que a BitVM já está processando funções básicas:

Atualização: a bitvm pode executar *3* funções agora e estou criando uma página da Web na qual você pode brincar com ela

— Super Testnet (@super_testnet)

Linus e Super Testnet se conheceram em uma conferência de Bitcoin há cerca de 18 meses e, desde então, têm trabalhado em prol da escalabilidade do Bitcoin no nível de script, disse ele.

LEIA MAIS

Você pode gostar...