Modelo de linguagem de IA centrado em Bitcoin visa impulsionar a educação e adoção do BTC

Spirit of Satoshi é um novo modelo de linguagem de IA treinado em recursos seminais de Bitcoin para impulsionar a educação e potencializar produtos e serviços relacionados ao BTC.

“É bom em responder a perguntas relacionadas ao Bitcoin e economia – pelo menos melhor do que o GPT-4”, disse Aleksandar Svetski ao Cointelegraph em uma agitada Bitcoin Amsterdam.

O empreendedor, autor e fundador do Spirit of Satoshi, um novo modelo amplo de linguagem artificial (LLM), começa a descrever a árdua jornada que sua pequena startup empreendeu para criar seu chatbot AI centrado em Bitcoin.

O modelo é resultado de um processo de treinamento demorado para gerar respostas baseadas em recursos respeitáveis do Bitcoin, a escola austríaca de economia e ideais libertários. Ainda em sua infância, o Spirit of Satoshi reflete ideais de um “corpus de Bitcoin bem curado”, incluindo recursos como o best-seller de Saifedean Ammous, The Bitcoin Standard.

O painel do Spirit of Satoshi lembra o ChatGPT, enquanto suas saídas invocam um tema centrado no Bitcoin. Fonte: Spirit of Satoshi

Svetski explicou que a principal dificuldade na construção do modelo não foi apenas a curadoria de fontes relevantes de informações de livros, trabalhos de pesquisa e podcasts, mas também orientar o modelo a gerar respostas por meio de um processo de treinamento exaustivo. Ele acrescentou que um equívoco comum sobre LLMs é que eles estão obtendo informações como um mecanismo de busca:

“Eles estão apenas concatenando palavras de forma probabilística de uma maneira que é representativa dos padrões dentro do modelo. Então, ele nem mesmo está buscando nada.”

É parte da razão pela qual os chatbots de IA tendem a “alucinar” de vez em quando, explicou Svetski, e por que desenvolver um LLM requer foco em treiná-lo em um estilo de resposta. Spirit of Satoshi também não é perfeito, pelo menos não em sua atual iteração.

“Nosso modelo também vai alucinar. Ele também vai falar bobagem, mas vai dizer algo mais como um Bitcoiner diria.”

Após estabelecer uma base ampla, mas direcionada, de informações e dados centrados no Bitcoin, a equipe de Svetski começou a alimentar o modelo com dezenas de milhares de pares de perguntas e respostas usando métodos programáticos. No entanto, ainda é necessário um elemento humano para ajudar o Spirit of Satoshi a gerar respostas que poderiam ter vindo de seu homônimo.

O desenvolvimento contínuo do modelo está contando com a comunidade Bitcoin mais ampla como resultado. Spirit of Satoshi emprega um processo de incentivo que permite ao público verificar, criar e validar dados para o modelo.

Usando credenciais da Lightning Network, Nostr ou endereços de e-mail, um mecanismo de “prova de conhecimento” permite que os usuários sejam pagos em satoshis por ajudar a treinar o modelo.

O processo utiliza um modelo de consenso que imporá automaticamente uma penalidade se os usuários estiverem criando “dados inúteis”. Svetski o descreveu como o crucial elemento “humano” para melhorar as saídas do Spirit of Satoshi:

“Está produzindo conteúdo incrível; é a última peça para levar seu conteúdo de 80% bom para 95% bom. E isso tem um impacto enorme na qualidade do modelo.”

A diferença entre as respostas geradas pelo Spirit of Satoshi e pelo ChatGPT é palpável, segundo Svetski. Este último é treinado com ideias convencionais do que são Bitcoin (BTC) e conceitos como inflação:

“Se perguntarmos ao ChatGPT sobre inflação, ele dirá que é um sinal de uma economia saudável. Bem, não é; a inflação é o sinal de problemas sistêmicos, como a diminuição do seu poder de compra.”

Svetski disse que esse cenário foi parte da raison d’être por trás do Spirit of Satoshi, retrabalhando o LLM para refletir as nuances que incorporam o tipo de pensamento por trás do movimento Bitcoin:

“Se você perguntar sobre inflação, nosso modelo deve dizer: ‘Não, a inflação é realmente ruim para a economia porque desincentiva a poupança’, ou ‘As poupanças têm um efeito cascata na preferência temporal das pessoas’.”

O futuro da plataforma é bastante aberto, segundo seu fundador. Spirit of Satoshi pode ser uma ferramenta de aprendizado ou tutor online incorporado a plataformas educacionais ou universidades online. Também pode ser a base para o “influenciador Bitcoin definitivo” por meio de suas saídas centradas em BTC:

“Gostaria de vê-lo se tornar o destino para os próximos 100 milhões ou 500 milhões de pessoas que querem aprender sobre Bitcoin – o ponto para seus primeiros passos de compreensão.”

O Spirit of Satoshi foi construído com base em um modelo de código aberto existente que possui habilidade inerente em inglês e um “viés tipo Wikipedia”. O último foi abordado estruturando as respostas do modelo para seus conjuntos de dados sobre princípios de Bitcoin e economia austríaca.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...