Caixinha de surpresas: Clientes do GBB serão investigados pela Polícia Federal sob suspeita de lavagem de dinheiro
Os clientes do Grupo Bitcoin Banco, GBB, também serão alvo de investigações da Polícia Federal que apura diversas transações suspeitas de clientes da antiga empresa
Os clientes do Grupo Bitcoin Banco, GBB, também serão alvo de investigações da Polícia Federal, segundo revelou a Folha de São Paulo.
Segundo a publicação quando a PF estava investigando o GBB dentro da operação Daemon um relatório produzido pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) revelou milhares de transações suspeitas de pessoas físicas e jurídicas.
No relatório do COAF, grande parte destas transações para negociação de Bitcoin (BTC) estão relacionadas com as empresas de Cláudio Oliveira, controlador do GBB e preso pela Polícia Federal acusado de diversos crimes.
Assim como ocorreu no caso da Unick Forex, pessoas e empress que possuiam contas do GBB, também serão alvo das investigações que inclusive pode ter novos desdobramentos já que há suspeitas de que o GBB também esteja ligado a BWA, outra empresa acusada de aplicar golpes no litoral de São Paulo.
Ratinho também pode ser investigado
Quem também pode estar na mira da Polícia Federal é o apresentador Carlos Massa, conhecido como Ratinho que teria participado de negociações junto com o GBB e a BWA na aquisiçao da rádio “Estadão FM”.
A ligação entre Ratinho e a BWA já havia sido alvo de uma acusação que integra o Processo 1001014-67.2020.8.26.0562.
Nela o autor da ação acusa Paulo Bilíbio e outros sócios da BWA de terem usado recursos dos clientes e, junto com Carlos Massa, comprado a “Estadão FM” que hoje se chama “Massa FM”. No entanto a acusação na ação não traz nenhuma prova da ligação dos donos da BWA com o apresentador.
Ratinho anunciou a compra da Estadão FM, 92,9 MHz em junho de 2019, antes do apresentador a emissora era comandada pela igreja Comunidade Cristã Paz e Vida. O total pago pela Rádio, segundo informações foi cerca de R$ 50 milhões.
“Estou bastante feliz. Era um sonho de muito tempo ter uma rádio em São Paulo”. disse o apresentador na época.
Embora não seja claro a ligação entre Ratinho, BWA e GBB, em 2019 o apresentador participou de um jantar com o controlador do GBB, Claudio Oliveira.
Na foto do jantar, divulgada acima na época pelo apresentador Amaury Junior, também é possível identificar o empresário Paulo Bilíbio, que é apontado como o dono da BWA.
O Jantar ocorreu em maio de 2019, um mês antes do anúncio da compra da Rádio. Paulo Bilbio e a BWA estão entre os principais credores do Grupo Bitcoin Banco segundo dados divulgados pelo próprio GBB.
Rádio Massa FM
Fotos da inauguração da “Rádio Massa FM” também trazer empresários da BWA entre os convidados de honra no evento, ao lado do apresentador Carlos Massa, o Ratinho. No evento também havia, segundo as imagens, um suposto banner no qual a BWA afirmava ter alguma ligação com a Rádio.
“Agora a BWA também é MassaFM.
Banner que teria sido fixado na inauguração da Massa FM no ano passado
Sócios da BWA, inclusive o suposto dono da empresa, Paulo Bilibio, durante o anuncio oficial da aquisição da rádio
Nossa reportagem procurou o apresentador mas até a publicação desta reportagem não obteve uma resposta.
LEIA MAIS