Bitcoin atinge maior nível de subvalorização desde 2018; Análise on-chain
Análise de indicadores on-chain, especificamente, o NVT (Network Value to Transaction) para determinar se a rede Bitcoin (BTC) está avaliada corretamente.
Criado por Willy Woo, o NVT é um indicador on-chain que mede a relação entre o volume de transações de um ativo e sua capitalização de mercado.
Leituras altas significam que o valor da rede está aumentando em um ritmo maior do que seu volume de transações. Isso é considerado um sinal de baixa, pois indica que o aumento não é orgânico e, por sua vez, pode não ser sustentado a longo prazo.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Leituras atuais
Desde que a atual tendência de alta de longo prazo começou em dezembro de 2018, o NVT deu leituras entre 15 e 66. Ele negociou entre 30 e 50 na grande maioria das vezes (retângulo preto), mas houve desvios consideráveis abaixo e acima desse nível desde julho de 2021.
Curiosamente, ele vem caindo em abril e passou a atingir uma mínima de 8,28 nas últimas 24 horas (círculo vermelho). Este é o valor mais baixo desde janeiro de 2018. Portanto, de acordo com este indicador, o preço atual do BTC está extremamente subvalorizado.
NVT signal
O NVT signal é um indicador um pouco diferente, que usa uma média móvel de 90 dias (MA) do volume de transações em vez dos dados brutos. O indicador deu leituras abaixo de 20 apenas quatro vezes (círculos pretos) desde dezembro de 2018. Os três primeiros levaram a movimentos consideráveis de alta, enquanto o quarto ainda não iniciou uma resposta.
Atualmente, o indicadot está em 17,8 se aproximando de suas mínimas anuais de 16,60. Como a linha de tendência dessas mínimas (linha preta) ainda está intacta, a possibilidade de um movimento de alta no preço do Bitcoin ainda permanece.
NVT price model
Finalmente, o NVT price signal fornece uma leitura interessante que suporta a possibilidade de um movimento de alta ocorrer no preço do Bitcoin. O modelo usa uma mediana de 28 dias (verde) e uma mediana de 90 dias (vermelho) da relação NVT para fornecer um sinal rápido e um sinal lento.
Um cruzamento de alta ocorre quando o sinal rápido (verde) cruza acima do sinal lento (vermelho). Historicamente, tais cruzamentos precederam movimentos ascendentes no preço do BTC (círculo preto). Uma linha de alta ocorreu em 11 de abril (círculo vermelho), e o sinal rápido vem subindo em um ritmo acelerado desde então.
Em última análise, o NVT e suas variações sugerem que o preço do Bitcoin está subvalorizado e um movimento de alta pode começar em breve.
O artigo Bitcoin atinge maior nível de subvalorização desde 2018; Análise on-chain foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.