Fed viola sua própria diretiva e começa a comprar ETFs
No entanto, outro movimento sem precedentes do Banco Central dos EUA para reforçar a economia fiduciária significa que ele está violando sua própria lei, alertam os críticos.
O Bitcoin (BTC) acaba de completar seu “endurecimento” – mas a moeda fiduciária já está ficando ainda mais “fácil” como dinheiro depois de um movimento histórico feito pelo Banco Central dos Estados Unidos.
Como o Federal Reserve confirmou em um comunicado de imprensa em 11 de maio, o banco está prestes a finalmente lançar seus programas de compra de fundos negociados em bolsa (ETF).
Compra de ETF vai começar em breve
Conhecida como Secondary Market Corporate Credit Facility (SMCCF) e Primary Market Corporate Credit Facility (PMCCF), os dois fundos começarão a trabalhar “em um futuro próximo”.
Anunciados em março, quando os mercados caíram devido ao coronavírus, os programas significam que o Fed, pela primeira vez em sua história, comprará ETFs para manter artificialmente uma aparência de normalidade no mercado.
“Mais informações sobre compras de títulos corporativos elegíveis para SMCCF e PMCCF estão disponíveis, incluindo datas de início específicas, requisitos de certificação do emissor e instruções mais detalhadas, mais detalhes sobre preços, entre outros detalhes operacionais”, disse o comunicado à imprensa.
O Departamento do Tesouro fez US$ 37,5 bilhões de investimento, de US $ 75 bilhões disponíveis, para fins especiais estabelecido pelo Federal Reserve para SMCCF e PMCCF.
Gerente de ativos: o Fed está “admitindo que falhou”
A escala da intervenção viu críticas assim que foram reveladas. Notavelmente, Jeffery Gundlach, CEO da DoubleLine, gerente de ativos, questionou publicamente sua legalidade.
No mês passado, Gundlach escreveu no Twitter:
Atualmente, o Federal Reserve está agindo em flagrante de não conformidade com o Federal Reserve Act de 1913. Uma instituição que viola as regras de seu próprio estatuto está de fato admitindo que a referida instituição falhou e é fundamentalmente quebrada.
Travis Kling, CEO do fundo de hedge Ikigai, esta semana aumentou o tom.
“Hoje, a recompensa em bloco do #Bitcoin foi cortada programaticamente pela metade, como é a cada quatro anos. Amanhã, pela primeira vez na história dos Estados Unidos, o Federal Reserve comprará ETFs”, ele twittou na segunda-feira.
Duro vs macio. Saudável vs doentio.
Como o Cointelegraph relatou, há muito tempo os defensores do Bitcoin avisam sobre a resposta financeira ao coronavírus.
O apresentador do RT Max Keiser está entre os críticos mais importantes, enquanto em uma aparição em seu programa Keizer Report, o CEO da Morgan Creek Digital, Mark Yusko, também afirmou que as ações do Fed não têm base legal.
Um ETF de Bitcoin, há muito esperado, mas rejeitado pelos reguladores dos EUA, ainda precisa receber luz verde para entrar no mercado
Leia mais:
- ‘Altcoins devem derrubar a dominância do Bitcoin depois do halving’, diz analista Zack Voell
- Incertezas econômicas levam a aumento de correlação do Bitcoin com ouro e ativos tradicionais
- ETF, Mercado Futuro, IPO e Derivativos, confira 20 cursos gratuitos da Bolsa de Valores sobre o Mercado de Investimento
- Samsung SDS firma parceria com empresa israelense de olho no seu blockchain corporativo
- Leidimar Lopes, presidente da Unick Forex, afirma que não pagará rendimentos e parcelará saques, CVM confirma processo no MP
- CZ: Mainnet da Binance DEX será lançada ainda em abril
- Deutsche Boerse e Swisscom trocam valores mobiliários usando Corda e Hyperledger