Bitcoin (BTC) abaixo dos níveis históricos de março de 2020; análise on-chain
Análise on-chain do Múltiplo de Mayer (MM) e seus componentes, que determina se o viés de longo prazo para o Bitcoin (BTC) é de alta ou de baixa.
BTC e MA de 200 dias
Para determinar a direção da tendência, o preço do BTC (preto) é plotado ao lado de sua média móvel de 200 dias (MA, azul). Em termos simplificados, a tendência é de alta se o preço estiver sendo negociado acima desta MA, enquanto é de baixa se estiver abaixo dela.
Posteriormente, para determinar com mais precisão os topos e fundos, os osciladores 0,8 (verde) e 2,4 (roxo) deste MA são adicionados ao gráfico.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Ao longo do histórico de preços do BTC, o oscilador 2.4 tem sido muito preciso na determinação dos topos do ciclo de mercado. Todos os três topos (círculos pretos) foram feitos assim que o preço se moveu acima desse oscilador.
Por outro lado, embora todos os fundos do mercado (círculos vermelhos) tenham sido feitos abaixo do oscilador de 0,8, o indicador não foi tão preciso na determinação dos fundos, pois geralmente levava um tempo considerável para formar a medição desde o primeiro colapso.
Mais recentemente, o BTC caiu abaixo desta MA em julho de 2021 e janeiro de 2022. Após uma breve pausa, ele quebrou decisivamente no início de junho e agora está sendo negociado consideravelmente abaixo desse nível.
Capitulação e fundo
O Múltiplo de Mayer (MM) é um oscilador que é calculado tomando a razão entre o preço do BTC e sua média móvel de 200 dias (MA).
O indicador (azul) é criado posteriormente pela diferença do preço do BTC e sua MA de 200 dias. Os osciladores de 0,8 (verde) e 2,4 (roxo) são então plotados para determinar os topos e fundos do mercado.
Esse método é mais preciso do que simplesmente usar dados brutos, especialmente ao prever fundos.
Em nossa análise anterior, foi declarado que um “evento de capitulação semelhante ao de novembro a dezembro de 2018” poderia ocorrer. Isso foi dito devido ao movimento acima e abaixo do oscilador de 0,8 MM.
Agora, MM atingiu um valor de 0,55 (círculo vermelho). Isso é um pouco inferior ao de março de 2020 (círculo preto) e em linha com a leitura em dezembro de 2018 (círculo azul), no fundo absoluto que marcou o início do atual ciclo de mercado.
Portanto, se o histórico anterior for seguido, o BTC atingirá em breve, ou já atingiu, um fundo.
Confira a análise do dia do Bitcoin
O artigo Bitcoin (BTC) abaixo dos níveis históricos de março de 2020; análise on-chain foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.