BIS anuncia lançamento de novos projetos em moedas digitais do banco central (CBDCs)
Programa de trabalho ‘Innovation Hub’ também inclui sistemas de pagamentos de última geração e Finanças Descentralizadas (DeFi)
Em comunicado à imprensa nesta terça-feira (25), o Bank for International Settlements (BIS), Banco de Compensações Internacionais, anunciou que o Hub de Inovação da instituição lançará ainda este ano novos projetos em moedas digitais do banco central (CBDCs).
O BIS informou que os projetos também englobam “sistemas de pagamentos de última geração e finanças descentralizadas (DeFi), ampliando seu portfólio de explorações e buscando desenvolver novos bens públicos tecnológicos para bancos centrais.”
Outras iniciativas estão relacionadas a finanças verdes, tecnologia regulatória e de supervisão e segurança cibernética. Entretanto a maioria dos projetos, segundo a instituição internacional, está concentrada nos CBDCs e nas melhorias dos sistemas de pagamentos, que respondem por 13 dos 17 projetos ativos em 2021 ou que serão lançados este ano.
Ao destacar a expansão do Innovation Hub pelo início de projetos nos centros London e Nordic Hub, e ainda com a perspectiva de abertura dos trabalhos nos centros do Eurosistema e de Toronto, no Canadá, o Gerente Geral do BIS, Agustín Carstens, disse que:
Com uma rede expandida de Hub Centers e novos projetos interessantes, o BIS Innovation Hub está agora em uma posição mais forte para inovar de maneira sólida e sustentável, aproveitando os benefícios da tecnologia digital, atendendo ao interesse público e trabalhando em cooperação com o banco central comunidade, academia e setor privado.
No caso dos centros London e Nordic, os projetos desenvolvidos nestes Hubs serão apresentados durante o segundo “BIS Innovation Summit, Money, Technology, and Innovation”, que será realizado nos dias 22 e 23 de março, reunindo líderes seniores do setor público e privado e da academia.” Outros centros já confirmados são os de Cingapura, Suíça e Hong Kong.
No comunicado, o BIS também destacou o avanço de uma parceria com o Federal Reserve System (Fed), o banco central dos Estados Unidos, anunciada em novembro do ano passado para o lançamento do New York Innovation Center, uma iniciativa para explorar a tecnologia usada para desenvolver o sistema financeiro global. O que ganhou força nos últimos dias com uma nota assinada por analistas do Bank of America dizendo que a adoção de stablecoins e CBDC é ‘inevitável.’
LEIA MAIS: