Maior corretora de Bitcoin do mundo trava saques, clientes cobram explicações
Nesta quinta (12) a Binance, maior corretora do mundo, travou os saques de Bitcoin da plataforma devido a uma manutenção de carteira. Imagem da carteira travada está sendo divulgada nas redes sociais de entusiastas das criptomoedas e questionamentos já se manifestam no twitter e no Telegram em nível nacional e internacional.
No Twitter usuários da Binance questionam o travamento dos saques, cobram explicações e alertam para movimentação de baleias.
Can’t withdraw funds…
— BitcoinSpider (@whitespider62) March 12, 2020
@cz_binance @binance Could you explain why #ETH network congestion would affect $BTC withdrawal?
Network congestion is nonsense to me, a disguise for #unexpected maintenance on wallet? pic.twitter.com/gs7f6j5bda
— CryptoMelon🍉 (@melon_crypto) March 12, 2020
Uma carteira da Binance teria enviado 1.371 BTCs para fora da exchange, mais de US 10 milhões alertando ainda mais o mercado sobre os movimentos do mercado.
No grupo do Telegram da Binance em português foi confirmado que os saques estão suspensos nesse momento e representante da exchange pede paciência:
Derretimento do mercado? Covid-19? Manutenção imprevista?
As explicações ainda não chegaram, bem como a liberação dos saques. Mas dificilmente haveria uma coincidência que demandasse uma manutenção de rotina com um derretimento do preço do Bitcoin de quase 20% em algumas exchanges.
Não é novidade que o mercado global como um todo está enfrentando uma situação delicadíssima e atípica.
O Bitcoin está acompanhando o mercado tradicional e não está conseguindo se manter como reserva de valor intacta no momento da crise.
Ainda é cedo para avaliar a extensão dos danos do Covid-19 à economia global, bem como para avaliar se a reação do mercado é proporcional ao potencial do vírus.
Também é cedo para entendermos se estamos apenas diante de uma desculpa engendrada para dar sentido a uma queda que acontece agora por fragilidade da economia global e tensões geopolíticas.
Se computada a última semana toda, o Bitcoin já caiu cerca de 34%, chegando a ser negociado a U$ 5.600,00, o nível mais baixo há quase um ano. Nesse momento o preço está em U$ 6.172,20.
Num cenário assim não é impossível cogitar que a exchange travou os saques para tentar impedir um panic sell, e buscar frear a direção das transações para fora da exchange.
Seja como for, a incerteza e o medo de que a Binance possa estar enfrentando problemas de qualquer sorte não é tranquilizadora para ninguém nesse momento.
É possível que o momento da manutenção da carteira pode ter coincidido com a situação ruim do mercado e o sentimento negativo seja simplesmente FUD em função das incertezas globais sobre o Covid-19.
E também há a possibilidade de que a exchange esteja buscando contornar a situação da melhor forma possível em seu julgamento e para seu benefício próprio.
Procurada para comentar o caso, a assessoria da Binance no Brasil não retornou ao contato do Livecoins antes da publicação da matéria.
Saiba mais em Maior corretora de Bitcoin do mundo trava saques, clientes cobram explicações